MarcasPeloMundo_branco

Voltsvagen e a busca pelo viral

Fusca - VW - Voltsvagen e a busca pelo viral

Na semana do dia da mentira, a montadora alemã reinou absoluta no noticiário especializado e, claro, nas redes sociais. Uma pena que o motivo não tenha sido a qualidade dos seus produtos ou alguma ação relevante em prol das comunidades aonde mantém suas operações. A causa de grande barulho foi uma ação viral para o mercado norte americano, aonde a marca anunciou que mudaria o seu nome para Voltsvagen, alinhando a sua imagem a gama de veículos elétricos que lançará nos Estados Unidos.

No entanto, parece que o tiro saiu pela culatra e a reputação da Volkswagen foi um pouco afetada por tal brincadeira, sendo que a montadora precisou agir rapidamente para tentar contornar os estragados dessa grande sacada de marketing. Do meu ponto de vista, os alemães patinaram ao desconsiderarem dois fatores essenciais para o contexto da marca VW nos Estados Unidos: a montadora tem uma participação de mercado pífia em solo americano e os consumidores locais não possuem um vínculo emocional com a marca.

Com isso, a pergunta que fica é: vale tudo por um viral nas redes sociais? Pessoalmente, acredito que a resposta seja não.

Provavelmente, os criadores da Voltsvagen avaliarão como muito positivos os números de menções nas redes sociais, as notícias divulgadas pela imprensa e o alto engajamento alcançado com a brincadeira e, seguramente, não conseguirão analisar os impactos negativos na reputação da empresa e nos seus produtos. Além disso, o viral gerou muito assunto sobre a fantasiosa mudança de nome da montadora e quase nenhuma repercussão sobre o lançamento da linha de veículos elétricos, objetivo principal de toda essa confusão.

Para todos os profissionais de marketing fica um importante aprendizado: um viral não pode ser mais importante que a relação de uma marca com os seus consumidores, a comunidade e os formadores de opinião que atuam em prol da sua reputação. Provavelmente, a equipe da Tesla deve ter se divertido bastante com a brincadeira alemã!

Por: Daniel Aguado – Diretor de Marketing do Poliedro Educação

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/daniel-aguado-1b7b229/

 

Leia outros artigos de Daniel Aguado:

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/quando-e-hora-de-mudar/

https://marcaspelomundo.com.br/opiniao/por-uma-publicidade-livre-pujante-transparente-etica-e-responsavel-2/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/o-marketing-e-das-mulheres/

CVC lança movimento #ElasNoTurismo.

CVC lança movimento #ElasNoTurismo   

A CVC aproveita o mês das mulheres para lançar o Movimento #ElasNoTurismo, que promove a valorização do empreendedorismo feminino no turismo brasileiro, destacando mulheres que lutam pelo