MarcasPeloMundo_branco

Quando é hora de mudar?

Quando é hora de mudar? por Daniel Aguado -planning

Ao longo dos anos, alguns colegas me perguntam sobre a hora certa para realizar uma mudança, especialmente, quando se trata da carreira ou dos processos que lideram em suas respectivas empresas. Acredito que seja um tema frequente para os leitores do Marcas Pelo Mundo e, neste artigo, tentarei simplificar uma questão tão complexa.

Como sabemos, as disciplinas de marketing e comunicação passam por constantes e rápidas transformações. Partindo dessa premissa, quando avaliamos a nossa carreira numa empresa ou numa agência, devemos considerar três fatores que avalio essenciais: o reconhecimento, a aprendizagem e os desafios propostos. A combinação desses três elementos, nos fazem ter um bom termômetro sobre a hora de realizar uma mudança de área, de posição ou, até mesmo, de empresa. Mas, atenção, nem sempre conseguimos manter o equilíbrio entre eles e, por isso, entendo como essencial ter um amplo conhecimento sobre as nossas qualidades e os nossos pontos de melhorias. Certamente, isso ajudará muito na sua decisão. Pode parecer clichê, mas a carreira é responsabilidade de cada indivíduo e a empresa é apenas um viabilizador desse desenvolvimento.

No entanto, se para a condução da carreira estamos ‘sozinhos’ nessa jornada, quando falamos de processos e atividades nas empresas, a perspectiva muda drasticamente. É muito raro conduzir um processo de mudança corporativa individualmente, sem manter um amplo diálogo com os consumidores, os formadores de opinião, os colaboradores, os fornecedores, entre tantos outros públicos que se relacionam com uma determinada marca. E, sob o meu ponto de vista, a hora certa de mudar é quando o consumidor ou a concorrência dão sinais claros que caminham por caminhos diferentes daqueles que você planejou. Para manter essa escuta ativa não existe fórmula mágica, basta fazer aquilo que as escolas de marketing ensinam há muito tempo: pesquisa, indicadores efetivos, análise de mercado, monitoramento das redes sociais e das centrais de atendimento. Certamente, é desse conjunto de informações que sairá a resposta sobre o momento certo de mudar.

Enfim, o tema rende um livro inteiro, mas espero ter despertado, ao menos, uma boa reflexão sobre um dos processos mais complexos das nossas vidas: a mudança!

Por: Daniel Aguado – Diretor de Marketing do Poliedro Educação

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/daniel-aguado-1b7b229/

 

Leia outros artigos de Daniel Aguado:

https://marcaspelomundo.com.br/opiniao/por-uma-publicidade-livre-pujante-transparente-etica-e-responsavel-2/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/o-marketing-e-das-mulheres/

A pandemia esgotará a nossa criatividade?

Clubhouse e o status social