MarcasPeloMundo_branco

O marketing é das mulheres!

O marketing é das mulheres! por Daniel Aguado

No mês das celebrações pelo Dia Internacional da Mulher, infelizmente, ainda não há muito o que comemorarmos. É um fato que, ao longo dos anos, as mulheres conquistaram um merecido espaço no mercado de trabalho, mas ainda muito aquém das suas potencialidades. No entanto, com a pandemia, o cenário se agravou ainda mais e, segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a participação das mulheres no mercado de trabalho é a menor em 30 anos, atingindo o percentual de 45,8% no terceiro trimestre de 2020. O nível mais baixo desde 1990.

Quando analisamos a participação das mulheres no mercado publicitário, nas disciplinas de marketing e comunicação, temos a percepção de que o número de mulheres é bastante relevante quando comparado as outras disciplinas, como tecnologia e finanças, por exemplo. No entanto, apesar de termos muitas mulheres no marketing, ainda são exceções àquelas que ocupam posições de liderança, especialmente, quando olhamos para as agências de publicidade. Por isso, todos nós precisamos atuar para mudarmos essa cenário no Brasil, tendo como premissa que o gênero não deve ser um fator de qualificação profissional.

Ao longo da minha carreira, tive a sorte de trabalhar com inúmeras mulheres e nos mais variados modelos hierárquicos. Como gestor, sendo gerido ou como par dessas inspiradoras profissionais. E, por essas profissionais, sempre mantive um respeito e uma admiração profunda. Afinal, a nossa sociedade ainda exige que a mulher seja incansável no escritório e, também, na sua jornada doméstica e pessoal. Elas nunca podem falhar e, pasmem, raramente falham. Um mérito que já deveria ser suficiente para que as mulheres estivessem presentes em todos os segmentos da nossa economia, nas mais variadas atividades e posições.

Hoje, encerro esse artigo, lembrando um pouco dessas mulheres que inspiram a minha carreira: Elisangela Peres, Stefania Valle, Marily Gallote, Martha Campos, Adriana Gomes, Claudia Sender, Yara Rojo, Thaís Santana, Marcella Romani, Priscila Pontes, Telma Cunha, Luciana Marsicano, Erika Daguani, Sandra Martinelli, Glaucia Pinheiro, Andreia Jorge, Vanessa Amorim, Mariana Domene, Claudia Aguado, Adriana Gonzalez, Adriana Nigro, Cristiane Dezem, Cristina Bonello, Ana Couto, Juliana Martinha, Luciana Rodrigues, Gislaine Rossetti, Adriana Stadella, Maria Taha, Ana Yousseff, Mafalda Maluf, Denise Ortiz, Fabiana Meller, entre tantas outras.

Por: Daniel Aguado – Diretor de Marketing do Poliedro Educação

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/daniel-aguado-1b7b229/

 

Leia outros artigos de Daniel Aguado:

A pandemia esgotará a nossa criatividade?

Clubhouse e o status social

BBB21: a arriscada exposição para os anunciantes

Merchandising sem Faustão?