ESG além do marketing

ESG Além do Marketing

Com certeza, se você acompanha o noticiário econômico ou mesmo a timeline do LinkedIn, já deve ter percebido que muitas organizações e profissionais passaram a incluir em suas qualificações a sigla ESG – Environmental, Social and Governance. A disciplina é um dos temais mais relevantes da sociedade atual e, no mundo corporativo, alastrou-se rapidamente como um importante diferencial para alguns profissionais e para muitas marcas.

Não deveria ser um problema termos tantos profissionais e tantas marcas engajadas com estratégias alinhadas às melhores práticas estabelecidas pelos conceitos do ESG; no entanto, especialmente no mercado brasileiro, o que temos observado é o uso aleatório dessa sigla com o objetivo de aumentar valor de mercado, mas com pouca ou nenhuma ação prática envolvida.

Afinal, ao incluir em seu cargo a informação “Head of Marketing and ESG” no perfil do LinkedIn, por exemplo, o profissional de marketing deveria descrever de forma objetiva quais foram os resultados obtidos com a sua contribuição direta e que impactaram positivamente o meio ambiente, a sociedade e governança nas organizações. Por outro lado, as marcas aderentes ao uso da sigla ESG, por princípio e premissa, deveriam compartilhar publicamente os investimentos realizados e os resultados efetivos que alcançaram com as ações que executaram nesses três pilares estratégicos. A transparência também é um pilar fundamental do ESG.

Trata-se de uma reflexão fundamental, pois ao utilizarmos o ESG apenas como um recurso de marketing, contribuirmos para a perda da sua relevância e reduzimos o seu potencial de transformação positiva na sociedade.

Por Daniel Aguado | http://danielaguado.com.br

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/daniel-aguado-1b7b229/

 

Leia outros artigos:

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/aos-jovens-profissionais-de-marketing/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/o-que-aprendemos-com-anna-delvey-e-simon-leviev/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/e-guerra-magazine-luiza-x-via-por-daniel-aguado/