Aos Jovens Profissionais de Marketing

Caso exista alguma vantagem em ficar velho, certamente, a melhor delas é ter mais consciência das nossas habilidades e das nossas limitações. Isso, sem dúvida, ajuda muito na condução e na resolução dos problemas do cotidiano e, também, na forma como lidamos com os desafios que a carreira profissional nos impõem.

Por isso, aos jovens profissionais de marketing e leitores do portal Marcas Pelo Mundo, resolvi abordar um tema tão recorrente no dia a dia das organizações: a síndrome de burnout. Um problema de saúde com desdobramentos muito sérios, tanto para os pacientes, quanto para as empresas. Destaco que, o aspecto da minha abordagem está muito orientado às questões comportamentais que tenho observado no mercado de trabalho ao longo dos meus vinte anos de carreira, mas sem qualquer pretensão médica-científica.

Afinal, por que tem sido tão comum escutarmos histórias de jovens profissionais de marketing passando por questões relacionadas ao burnout? Como gestor de pessoas, o tema tem uma importância ainda maior para mim. Será que temos exigido demais dos profissionais? Há um excesso de trabalho e uma escassez de recursos para executá-los? Estamos demandando e apoiando adequadamente as equipes? O follow up recorrente é a melhor forma de alcançar os resultados?

Acredito que a soma dessas e de inúmeras outras perguntas, certamente, contribuem com a expansão dessa síndrome com tamanha velocidade e, por isso, temos que manter um alerta constante sobre o nosso papel na vida e na carreira desses jovens profissionais. Um exercício contínuo de escuta e de observação, promovendo ambientes de trabalho saudáveis e com ampla oportunidade de diálogo. Assim, se há um incômodo, também deve haver espaço para tratá-lo. Afinal, se o marketing precisa ser sempre trend nas suas ações, é inaceitável pactuarmos com comportamentos antiquados, abusivos e agressivos, capazes de minar qualquer ideia e produção intelectual.

Por Daniel Aguado | http://danielaguado.com.br

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/daniel-aguado-1b7b229/

 

Leia outros artigos:

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/o-que-aprendemos-com-anna-delvey-e-simon-leviev/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/e-guerra-magazine-luiza-x-via-por-daniel-aguado/

https://marcaspelomundo.com.br/opiniao/as-10-tendencias-para-2022-por-daniel-aguado/

Orgulho LGBT - Delta_Airlines

Diversidade além do slogan

Em junho, o mundo celebra o mês do orgulho LGBTQIA+ ou, simplesmente, o mês da diversidade. Datas assim são importantes para lembrarmos quantas pessoas ainda