Uma jornada rumo a um consumo mais sustentável e apropriado à nossa realidade. Foi com base nesse propósito que a Nestlé decidiu eliminar o plástico envoltório da caixa Especialidades e mudar a embalagem de alguns dos bombons para que fossem 100% recicláveis.
Para comunicar este passo da caixa Especialidades, a GUT, agência de publicidade dos Chocolates Nestlé, elaborou uma peça inusitada que traz como conceito-base a própria reciclagem. A marca lança um novo clipe-manifesto, trazendo a cantora e compositora revelação Nina Fernandes como a voz do “Clipe Reciclável”. Todos os instrumentos utilizados e o lúdico cenário de gravação do clipe são de plástico e, posteriormente, repassados para reciclagem via Cataki.
Na percussão, ganham espaço saquinhos, copinhos e baldes de diferentes tamanhos. “A música foi toda produzida com plástico reutilizado. São instrumentos improvisados, até o ukulele estilizado de policarbonato. O resultado foi uma versão leve e acústica, que também ganhou uma nova letra, desenvolvida pela nossa equipe em parceria com a Nina Fernandes. A Nina, aliás, foi o match perfeito para essa coprodução, trazendo muito da sua personalidade artística nos arranjos de voz e outros insights no estúdio”, comenta Arthur Abrami, o diretor e sócio da produtora Mugshot.
A canção aborda de forma leve – porém emblemática – como mudanças simples nos hábitos podem impactar positivamente o mundo, através do convite “Muda que o Mundo Muda com Você”, assinando com “Pare o Mundo Que Eu Quero Nestlé”, mostram a evolução da empresa e o seu compromisso com a sustentabilidade por um mundo melhor.
“Todos os itens da campanha – desde a escolha da Nina Fernandes, uma cantora jovem, engajada com causas sociais importantes; até aos instrumentos que ela toca, tudo foi escolhido com carinho para mostrar que é possível mudar nossos paradigmas, mesmo com pequenas atitudes. Fazemos um manifesto diferente: doce, carinhoso e muito impactante, tal qual um bombom. Esse é o poder de Nestlé, um poder capaz de suavizar o mundo” – explica Bruno Brux, ECD da GUT e responsável pela linha criativa da campanha.
Foram utilizados cerca de 60 kg de plástico que foram direcionados para reciclagem com ajuda da Cataki – o que, por meio da Economia Circular, colaborou não somente para diminuir a quantidade de plástico descartado no meio ambiente, mas também fortalecendo projetos sociais envolvidos no tratamento destes materiais.
“Hoje, mais de 95% das embalagens da Nestlé já estão prontas para reciclagem e não estamos medindo esforços no investimento em tecnologias para que, até 2025, alcancemos o compromisso global da Nestlé: tornar 100% das embalagens recicláveis ou reutilizáveis”, afirma Barbara Sapunar, Head de CSV (Criação de Valor Compartilhado) da Nestlé Brasil.
Veja:
Ficha Ténica:
Agência: GUT São Paulo
Anunciante: Nestlé
Produto: Heartland
Título: Videoclipe Reciclável
Duração: 1×2’, 2×30”
Território: Brasil
ECD: Bruno Brux
DCs: Linus Oura, Tiago Abreu
Managing Director: Valéria Barone
Account Director: Dolores de Pauli
Head of Strategy: Fernando Ribeiro
Social Strategy Director: Douglas Coelho
Social Strategy: Vitoria Kanaan
Head of Media & Data: Guilherme Cavalcante
Media: Alexandre Fermoselle
Head of Production: Mariane Goebel
Senior Producer: Daniela Freitas
Produtora: Corazon
Diretor: Beta Harada
AD: Roberto Veiga
Diretor de Fotografia: Érico Toscano
Diretor Executivo: Igor Ferreira, Renato Chabu
Produtor Executivo: João Luz
Line Producers: Marcella Kaulino
Editor: Henrique Tupã
Coordenador de Pós: Fernando Souza
Finalizador: Breno Amorim
Pós-Produção: Acaua
Produtora de som: Mugshot
Produção executiva som: Gilvana Viana
Atendimento: Guto Figueiredo
Produção / criação música: Arthur Abrami, Bruno Zibordi, Chico Reginato, Maurício Herszkowicz e Taís Alvarenga
Versionistas música: Arthur Abrami, Edu Tedeschi, Maurício Herszkowicz e Nina Fernandes
Mixagem e finalização: Henrique Oliveira e Leandro Rodrigo
Intérprete / compositora versão: Nina Fernandes
Talento: Nina Fernandes
Aprovação do cliente: Milo Liberato, Leandro Cervi, Mariana Marcussi, Camila Yamamoto, Caio Queiroz, Rafael Souza.
Leia mais notícias: