MarcasPeloMundo_branco

Felizes para sempre?

Felizes para sempre? Novo artigo de Daniel Aguado

Caso ainda não tenham assimilado as profundas transformações ocorridas no comportamento dos consumidores nos últimos anos, recomendo que assistam o quanto antes o novo lançamento da Disney: Fada Madrinha (Godmothered, 2020). Em resumo, o filme é uma comédia de Natal sobre uma jovem e inexperiente fada madrinha em formação chamada Eleanor (Jillian Bell), que ao descobrir que sua profissão está em vias de extinção decide mostrar ao mundo que as fadas madrinhas ainda são necessárias. Um roteiro bastante convencional para uma das maiores empresas de entretenimento do mundo.

No entanto, a história revela uma final surpreendente e, ao abandonar o clichê “felizes para sempre”, demonstra o quanto a Disney e seus profissionais estão atentos aos novos anseios da sociedade. Isso tem um impacto tão importante para todos os profissionais de marketing e comunicação, pois desmistifica a ideia ultrapassada sobre não se mexer em time que está ganhando.

Como a Disney, especialmente em Fada Madrinha, todas as marcas deveriam estar mais atentas e alinhadas às novas necessidades das pessoas, refletindo em suas respectivas ofertas de produtos e serviços os novos comportamentos sociais. Parece óbvio, mas muitos segmentos ainda insistem em divulgarem imagens estabelecidas num passado antiquado, sem refletir a ampla diversidade da nossa sociedade. Sempre há um risco em liderar esse tipo de movimento, mas os ganhos são mais recompensadores ao longo prazo.

Afinal, as novas gerações de consumidores estão cansadas de tanta perfeição na publicidade, mas isso não significa que as marcas devem descuidar da sua imagem e dos seus atributos únicos. Quer dizer apenas que é possível equalizar mais o discurso com os clientes. Descer do pedestal e refletir os anseios reais.

Por isso, em 2021, faça como a Disney e não insista num final feliz de prateleira. Coloque o consumidor no centro das suas decisões e, aí sim, pergunte o que os fazem felizes! A moral da história vai te surpreender.

Por: Daniel Aguado – Diretor de Marketing do Poliedro Educação

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/daniel-aguado-1b7b229/

 

Leia outros artigos de Daniel Aguado:

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/o-que-vamos-aprender-com-o-carrefour-e-a-tv-globo/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/prontos-para-o-natal/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/vinhos-brasileiros-precisam-de-marketing/