Prontos para o Natal?

Prontos para o Natal? por Daniel Aguado
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

Sem dúvidas e repetições, 2020 será inesquecível para toda uma geração de pessoas ao redor do mundo. Ninguém passou ileso aos efeitos dessa drástica pandemia. A saúde tornou-se um tema central para todas as nossas decisões, das mais simples às mais complexas. Tudo mudou num curto espaço de tempo e, agora, começaremos os preparativos para a chegada de mais um Natal.

A data mais importante do varejo, especialmente para o mercado brasileiro, terá a sua prova de fogo neste ano. Como o consumidor irá se comportar? Haverá ambiente para celebração, compras e festividades? Como os grandes centros comerciais promoverão essa data? São muitas dúvidas para um período aonde, em condições normais, os profissionais de marketing e as marcas teriam muitas certezas. Afinal, o Natal sempre foi uma data muito esperada e planejada pelo varejo.

Neste momento, essa reflexão no Marcas pelo Mundo é essencial para que seja possível analisarmos o papel da comunicação num contexto inédito para todos nós. Estimular as vendas é parte fundamental do trabalho de marketing, no entanto, devemos atuar com sensibilidade e adequação ao contexto social. Apesar da retomada parcial de diversos setores da economia, esse será um final de ano com muitos brasileiros sem emprego, redução de renda e reavaliando os gastos familiares. Vai fazer sentido investir em luxuosas decorações natalinas, campanhas publicitárias com mensagens otimistas, estimular as promoções e descontos?

Um fato é certo e, sim, teremos um Natal totalmente diferente de qualquer outro. Por isso, convido a todos os meus colegas de marketing e comunicação, a refletirem com cuidado sobre esses questionamentos e, assim, implementarem estratégias de marketing capazes de gerar engajamento e vendas, sem parecerem alienados à nova realidade dos consumidores.

Por: Daniel Aguado – Diretor de Marketing do Poliedro Educação

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/daniel-aguado-1b7b229/

 

Leia outros artigos de Daniel Aguado:

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/vinhos-brasileiros-precisam-de-marketing/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/bom-dia-veronica/

https://marcaspelomundo.com.br/opiniao/o-principal-erro-do-nubank/

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp
Festival Élan revela os cases finalistas da sua sexta edição

Festival Élan anuncia finalistas de 2026

O Festival Élan chega à edição de 2026 com um número recorde de trabalhos inscritos. Promovido pelo Amigos do Mercado, o evento recebeu 322 cases de diferentes regiões do Brasil e acaba de divulgar os projetos que avançaram para a fase final da competição. Neste ano, o festival também coincide

DORITOS® lança Spicy Nacho, novo sabor em edição limitada especial para Fórmula 1®

DORITOS lança Spicy Nacho de olho nos fãs da Fórmula 1

A relação entre DORITOS® e a Fórmula 1® ganhou um ingrediente extra no Brasil. Parceira oficial global da competição, a marca da PepsiCo lança por aqui o DORITOS® Sabor Spicy Nacho, versão inédita no mercado brasileiro que adiciona picância ao conhecido Queijo Nacho. O produto chega em edição limitada, acompanhado

Acelerado por ecommerce.CAMP/portais Portais de alta performance com IA que aprendem a cada visita,
indexados e otimizados para SEO, GEO e LLMs, em piloto automático.