MarcasPeloMundo_branco

A força das marcas regionais, por Daniel Aguado

A força das marcas regionais, por Daniel Aguado

Um dos efeitos da globalização foi permitir que os consumidores pudessem ter acesso a produtos e marcas antes restritas aos países mais desenvolvidos. Assim, com o comércio entre países bastante ativo, é possível adquirir uma peça de roupa recém-lançada na semana de moda de Paris, logo ali, num centro comercial na cidade de São Paulo, por exemplo.

Com o passar dos anos, a abundância de marcas globais no Brasil e, também, a possibilidade de acesso a viagens internacionais (pré-pandemia, os preços eram viáveis), parece que estamos iniciando um novo ciclo no comportamento dos nossos consumidores: a valorização das marcas regionais.

Recentemente, efetuei a compra de duas peças de roupas da marca Moda de Pedro (modadepedro.com.br) e fiquei muito encantado com a qualidade e a embalagem do produto. Uma caixa que contava a origem da marca e o trabalho feito com a comunidade de costureiras, bordadeiras, rendeiras e crocheteiras do sertão e litoral do Rio Grande de Norte; criando uma conexão emocional muito interessante com a marca.

O exemplo acima é apenas um caso que ilustra como o empreendedor(a) brasileiro tem aprimorado a construção das suas respectivas marcas, absorvendo as melhores práticas das marcas globais, sem perder o ‘tempero’ local. Do vestuário à alimentação, passando por tantos outros segmentos, as marcas regionais estão cada vez mais fortes e relevantes para os seus consumidores.

Definir uma boa e consistente estratégia de marca é o primeiro para romper as barreiras de uma determinada cidade, Estado ou país e, nesse sentido, o Brasil está repleto de ótimos exemplos: Havaianas, Reserva, Osklen, LATAM Airlines, Mate Leão, Guaraná Antarctica, entre outras.

 

Leia outros artigos:

Por Daniel Aguado | https://www.linkedin.com/in/daniel-aguado/

Leia outros artigos:

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/xuxa-60-anos-a-marca-que-construiu-tantas-outras/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/chatgpt-ameaca-ou-oportunidade/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/preparados-para-2023/