MarcasPeloMundo_branco

Xuxa 60 anos: a marca que construiu tantas outras

Xuxa 60 anos: a marca que construiu tantas outras

Em 27 de março de 2023, a eterna rainha dos baixinhos – Xuxa Meneghel – completou 60 anos de idade e mais de 40 anos de carreira. Um verdadeiro fenômeno da comunicação entres as décadas de 80 e 90, mantendo até hoje um legado importante para a história da nossa televisão, bem como, uma legião de fãs alucinados. Para as celebrações dessa data, a apresentadora preparou uma série de iniciativas, incluindo um cruzeiro temáticos, um documentário (Globoplay), dois novos filmes e uma série de participações em programas de televisão.

Certamente, o Marcas Pelo Mundo não poderia ficar de fora dessa festa! Afinal, a trajetória da Xuxa também foi marcada por uma parceria simbiótica com a publicidade brasileira, destacando o poder comercial da apresentadora frente milhões de potenciais consumidores. Ao longo dessa jornada e, até hoje, a apresentadora mantém uma certa relevância para a construção das estratégias das marcas e as suas respectivas necessidades de marketing.

Pela imagem da Xuxa, a Monange virou sinônimo de categoria, sendo uma das marcas mais associadas à apresentadora. Tanto pelo envolvimento entregue à marca, quanto pelos constantes “memes” relacionados as suspeitas sobre a real utilização do produto pela Rainha do Baixinhos. Outro exemplo muito bem sucedido e produzido pela marca Xuxa é a revista Caras. A loira consta como a celebridade que mais estampou capas da revista desde a sua estreia no Brasil. Uma ampla cobertura sobre o cotidiano da apresentadora, repleto de publieditoriais e de ações de merchandising. Ainda na sessão marcas nostálgicas, a Xuxa foi responsável pelo lançamento da marca de sucos Frisco (Arisco) e estampou as campanhas publicitárias da Varig e dos brinquedos Estrela.

Assim, a apresentadora construiu um passado glorioso na publicidade, mas não ficou parada no tempo. Além de sócia, Xuxa é a embaixadora da marca de clínicas Espaço Laser, participou de inúmeras ações promocionais da XP Investimentos e, recentemente, abrilhantou a ostensiva e milionária campanha da Shopee, destacando uma capacidade inesgotável da apresentadora em gerar buzz e demanda às marcas. Como nem tudo são flores, a apresentadora é bastante criticada por ainda suportar grande parte dessas ações de marketing com referências a seu passado como Rainha dos Baixinhos, juntamente, com a sua icônica nave espacial e os seus hits infantis.

Goste ou não da Xuxa, o fato é que a apresentadora completa 60 anos com muito vigor e força de marca, associada à uma postura social e política muito mais engajada, direta e consciente. A nós, resta cantar: “hoje vai ter uma festa, bolo e guaraná, muito doce pra você”!

Por Daniel Aguado | https://www.linkedin.com/in/daniel-aguado/

Leia outros artigos: https://marcaspelomundo.com.br/destaques/chatgpt-ameaca-ou-oportunidade/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/preparados-para-2023/