MarcasPeloMundo_branco

ChatGPT: ameaça ou oportunidade?

robot - ChatGPT: ameaça ou oportunidade?

Para alguns especialistas, a nova geração de AI (Inteligência Artificial) vai revolucionar o mercado de trabalho profundamente e, como consequência, extinguirá inúmeras profissões e, ao mesmo tempo, criará necessidades de carreiras ainda desconhecidas. Embalado por esse movimento, o recém-chegado ChatGPT tem causado um verdadeiro rebuliço no mundo acadêmico e corporativo, entregando uma experiência muita avançada de interação numa ferramenta de chatbot.

Ao utilizar o ChatGPT, a primeira impressão é, realmente, muito positiva e impressionante. As respostas e as soluções entregues pela ferramenta de inteligência artificial são muito assertivas e personalizadas, gerando resultados bastante positivos nas interações, superando com facilidade os similares do mercado.

Agora, você deve estar se perguntando: como isso afetará as disciplinas de marketing e de comunicação? A resposta ainda não é simples, mas um dos primeiros impactos pode estar na criação de conteúdos simples, como posts para redes sociais, e-mails marketing, vídeos e tutoriais, infográficos, entre outra tantas atividades com menor complexidade criativa; substituindo a necessidade de um ser humano nesses desenvolvimentos. O ponto-chave aqui é a capacidade de CRIAÇÃO da nova geração de ferramentas de AI. Agora, como o ChatGPT, a tecnologia é capaz de atender demandas mais complexas e criar soluções únicas para responder a essas demandas.

Acompanhar a evolução dessas ferramentas é fundamental para os profissionais de marketing e de comunicação, para que seja possível diferenciar um modismo das mudanças disruptiva em nosso modelo de atuação. Além disso, por mais avançadas que sejam, as ferramentas de AI ainda não lidam muito bem com o “subjetivo”, o discernimento e a contextualização implícita das mensagens. Para isso, como eu sempre digo, o profissional de marketing precisa ter um repertório social e cultural muito apurado; seja por meio da leitura, dos estudos, das visitas aos museus, das idas ao cinema ou ao teatro. Enfim, se o seu repertório cultural ficar limitado, certamente, o ChatGPT (ou outro) substituirá você em breve e a culpa não será da tecnologia!

Por Daniel Aguado | https://www.linkedin.com/in/daniel-aguado/

Leia outros artigos: https://marcaspelomundo.com.br/destaques/preparados-para-2023/