Marketing: Entrevista com Bernardo Caixeta, gerente de marketing e relações esportivas da Penalty

Elisangela Peres conversou com Bernardo Caixeta, gerente de marketing e relações esportivas da Penalty, fabricante de material esportivo.
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

Com 50 anos de história, a Penalty é a maior fabricante nacional de material esportivo e uma das precursoras do segmento no país. A marca faz parte do portfólio do Grupo Cambuci, única multinacional de esportes do Brasil. Além de três fábricas nacionais, a Penalty possui operações na Argentina e presença mundial, com distribuição em países da África, América do Sul e Central, Ásia e Europa.

A marca é a única fabricante brasileira com certificação internacional emitida pelas quatro instituições máximas das principais modalidades de esporte coletivo com bola: FIFA (futebol e futsal), FIVB (vôlei), FIBA (basquete) e IHF (handebol).

Confira entrevista com Bernardo Caixeta, gerente de marketing e relações esportivas da Penalty:

A Penalty, que fechou recentemente um projeto de branding estratégico com a AlmapBBDO, pretende entender cada vez mais seu consumidor final. O objetivo é estar mais conectada à cultura do brasileiro, sejam atletas profissionais, amadores ou qualquer pessoa que valorize o esporte como competição, recreação ou como uma fonte de saúde física ou mental. O esporte é essencial para a cultura do país, vivido e praticado de forma diferente pelos brasileiros e a Penalty quer dialogar com todos eles.

A marca, que acredita muito no poder transformador do esporte, possui três fábricas no Brasil, investindo e elevando o patamar de modalidades do esporte brasileiro, transformando ainda a matéria prima em produtos acabados. Além disso, a empresa contribui com atletas, federações e esportes de várzea, uma das bases para a revelação de novos ídolos dentro das modalidades. A Penalty busca transformar, além dos próprios esportes, as vidas dos atletas envolvidos.

De olho na sustentabilidade, a marca criou o Max 1000, calçado de performance feito inteiramente de material reciclado de garrafas PET. O calçado foi resultado da campanha “Futebol Levado a Sério”, e traz a tecnologia ecoknit, que apresenta o tecido totalmente sustentável, gerando um calçado acessível para os amantes do esporte, mas que une também a qualidade de um calçado profissional, permitindo à marca contribuir com futuros jogadores e praticantes de futsal.

Durante a pandemia, a Penalty obteve uma importante expansão internacional, com a distribuição chegando a 17 países, permitindo à marca crescer e participar de importantes campeonatos no mundo dos esportes.

Uma outra iniciativa é que, após o sucesso em 2020, a Penalty e a Liga Nacional de Basquete (LNB) abrem ao público a votação da campanha “A Bola do Jogo 2021/2022”, um concurso cultural que tem o objetivo de gerar engajamento e fortalecer a modalidade esportiva nas comunidades. A ação deste ano contou com uma dinâmica diferente daquela realizada no ano passado, quando jovens torcedores de até 14 anos foram convidados para desenhar versões estilizadas da Crossover Pró 7.8. Agora, para o desenvolvimento do novo visual da famosa bola laranja que irá marcar o início dos jogos da próxima temporada do NBB, os 17 times que integrarão o torneio foram convidados a participar da iniciativa, com a indicação de um artista regional para executar a missão.

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/anunciantes/penalty-fecha-projeto-estrategico-de-branding-com-a-almapbbdo/

https://marcaspelomundo.com.br/

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

Vichy anuncia o craque de futebol, Vitinha, como novo Embaixador Global da marca

A Vichy, marca de produtos dermocosméticos, anuncia a contratação do jogador profissional português e meio-campista do Paris Saint-Germain, Vítor Machado Ferreira — conhecido como Vitinha — como seu novo Embaixador Global. Vitinha estrelará inicialmente a próxima campanha de Dercos Anticaspa, antes de protagonizar campanhas para Dercos Antiqueda e uma nova

Kaiak comemora 30 anos com sorteio de viagens para Fernando de Noronha

Kaiak comemora 30 anos com sorteio de viagens para Fernando de Noronha

Para marcar três décadas de história, a linha Kaiak, da Natura, prepara uma ação promocional que conecta experiência, lifestyle e desejo. Em 2026, a marca comemora seu aniversário com a campanha “Vai Dar Onda”, que vai premiar consumidores com uma viagem para um dos destinos mais icônicos do Brasil: Fernando

Mastercard se une à KAROL G para transformar a paixão pela música em Experiências Priceless

Mastercard se une a KAROL G e ativa experiências exclusivas na Tropitour 2026

A Mastercard amplia sua presença no território da música ao anunciar uma parceria com KAROL G, um dos maiores nomes da cena latina global. A marca será Patrocinadora Oficial de Serviços Financeiros e Parceira de Pagamento Preferencial da turnê “Tropitour” 2026 na América Latina e no Caribe, reforçando sua estratégia

Renault estreia campanha com Rodrigo Santoro e Mel Fronckowiak

A Renault reúne, pela primeira vez, Rodrigo Santoro e Mel Fronckowiak em uma série de conteúdos proprietários. O movimento também marca a chegada do ator como parceiro da montadora em 2026, enquanto Mel, que já vinha colaborando com a marca, segue como embaixadora. A dupla passa a protagonizar histórias que