MarcasPeloMundo_branco

O Desempenho Brasileiro no Festival de Cannes Lions 2023

Confira os grandes destaques no excelente desempenho do Brasil no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions de 2023.

A edição de 2023 do Festival de Criatividade Cannes Lions, principal encontro internacional da indústria da propaganda, aconteceu entre os dias 19 e 23 de junho, e impulsionou diversas campanhas ao redor do mundo. O Brasil fez, mais uma vez, uma grande participação durante o evento, e terminou os cinco dias com 92 Leões, incluindo dois GPs e um Titanium, premiação concedida aos cases com as ideias de maior destaque no festival (Brasil = 2 GPs, 11 Ouros, 28 pratas e 50 Bronzes).

O desempenho brasileiro marca a melhor campanha desde 2019, que ainda é evidenciada pela conquista do terceiro Titanium Lions recebido na história do país. Os outros dois haviam sido recebidos em 2013, por “Retratos da Real Beleza” da Ogilvy; e em 2010, com “Xixi no Banho”, da F/Nazca para a Fundação SOS Mata Atlântic. O prêmio foi conquistado neste ano pela campanha “Bring home the bud”, da Wieden + Kennedy Nova York e São Paulo e Africa Creative para Budweiser. A ação foi lançada após a proibição da venda de cervejas nos estádios da Copa do Mundo no Catar, em novembro e dezembro de 2022. A Ambev, que foi eleita “Creative Marketer of the Year 2023” pelo segundo ano consecutivo, concedeu ao campeão do campeonato, a Argentina, o estoque de cerveja que seria destinado ao evento.

Os dois Grand Prix conquistados pelo Brasil foram recebidos pelas agências AKQA e pela AlmapBBDO. Os cases que levaram a premiação foram, respectivamente, “Never done evolving feat Serena” para a Nike, em Digital Craft, e “Eart4” para B3 Stock Exchange, em Creative B2B.

As agências atuantes no Brasil mais premiadas foram a AKQA (com 1 Grand Prix, 2 Ouros, 4 Pratas e 4 Bronzes), seguida pela Africa Creative (com 1 Titanium Lions, 1 Ouro, 3 Pratas e 11 Bronzes), pela VMLY&R (com 2 Ouros, 6 Pratas e 3 Bronzes), pela AlmapBBDO (com 1 Grand Prix, 1 Ouro e 5 Bronzes) e pela Gut (com 1 Ouro, 3 Pratas e 5 Bronzes). Já na parte dos anunciantes, a Ambev teve o maior destaque, tendo conquistado 1 Titanium Lion, 1 Ouro, 2 Pratas e 9 Bronzes. A companhia foi seguida pelo site Congresso em Foco, com 2 Ouros, 3 Pratas e 1 Bronze, e pelo Mercado Livre, que levou 1 Ouro, 3 Pratas e 4 Bronzes.

O desempenho é motivo de comemoração para toda a indústria de publicidade, já que o Brasil supera o resultado de 2022, quando o país ganhou 70 Leões e não recebeu nenhum Grand Prix. O Brasil ainda mantém sua posição entre os três países mais premiados no festival, tendo a sua reputação criativa reconhecida no mundo inteiro.

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/cannes-lions-2023-spike-lee-recebe-premio-de-creative-maker-of-the-year/

https://marcaspelomundo.com.br/