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ABA lança “Carta Global DE&I para Mudança”

A ABA - Associação Brasileira de Anunciantes - traz ao mercado mais uma importante publicação: a "Carta Global DE&I para Mudança".

A ABA traz ao mercado mais uma importante publicação: a “Carta Global DE&I para Mudança”. O guia foi lançado durante o ABA Summit 2022, evento realizado em 27 de outubro, no formato híbrido, que reuniu profissionais experientes e renomados. A proposta do guia é abrir espaço para a diversidade, equidade e inclusão (DE&I), indo além das discussões de gênero e raça e abrindo o leque para condições socioeconômicas, etarismo, regionalismo, PcD, Gênero, LGBTQIA+, dentre outros, bem como ajudar a quebrar estereótipos.

A Carta Global DE&I para Mudança é uma entrega do GT de DE&I, e do Comitê de Comunicação & ESG da Associação Brasileira de Anunciantes, e trata-se de uma tradução livre de sua versão original, elaborada pela WFA, da qual a ABA é filiada e membro de seu Executive Committee. A partir do Censo Global DE&I de 2021 da WFA, que contou com a participação da ABA, foi constatado o quanto ainda é preciso trabalhar para que seja possível estruturar uma indústria de verdadeira inclusão e união entre seus líderes, em todos os níveis das organizações de marketing, e suas agências, sendo este o primeiro passo para a transformação necessária.

Nelcina Tropardi, presidente da ABA, ressalta a defesa de um marketing sustentável, diverso e inclusivo: “Estimulamos que as marcas sejam progressivas e inovadoras e, para isso, a diversidade, equidade e inclusão precisam fazer parte da cultura das organizações, o que refletirá no marketing e nas comunicações externas. Esse é o caminho do futuro e esperamos que nossas iniciativas contribuam para essa evolução do ecossistema publicitário. Ao incluir DE&I em suas comunicações, as marcas aproveitam oportunidades antes perdidas, e a não olharem para a pluralidade de consumidores que temos, abrem caminho para a inovação e, principalmente, ajudam a mitigar importantes questões sociais, que é o que os consumidores esperam das organizações hoje, e que contribui para melhores performance e reputação”.

Logo na introdução da Carta, a presidente executiva da ABA, Sandra Martinelli, destaca a necessidade de mudança do modelo publicitário atual, que precisa excluir os seculares abismos sociais que ainda carregam e abrir espaço para a diversidade, equidade e inclusão (DE&I). “A publicidade, com seu viés influenciador, precisa assumir a responsabilidade de promover a DE&I, indo além das discussões de gênero e raça, e expandindo para condição socioeconômica, etarismo, regionalismo, dentre outros, bem como ajudando a quebrar estereótipos”, ressalta Martinelli.

“É urgente a necessidade de se trabalhar questões de grupos minorizados por nossa sociedade, com o objetivo de sensibilizar, gerar conhecimento e engajar nossos associados e o mercado de anunciantes, em relação à diversidade, equidade e inclusão. Assim como o GT de DE&I, este Guia nasceu com o objetivo de compartilhar boas práticas nas empresas e na publicidade a respeito destes temas tão importantes, visto que não basta apenas aplaudir boas iniciativas, precisamos agir, fazer mais, dar o exemplo, tornar visível o que foi invisibilizado ao longo de muitos anos. Esse é o nosso principal compromisso”, destaca Claudia Neufeld, líder do GT de DE&I, Diretora da ABA e vice-presidente de Marketing na The Walt Disney Company Brasil.

A ABA tem como compromisso ajudar as marcas a liderarem iniciativas de DE&I e a promoverem mudanças positivas, usando o marketing como uma força propulsora. “Apoiamos um marketing diversificado e representativo e, para isso, muitas vezes é preciso quebrar barreiras e fugir de vieses enraizados para ir contra estereótipos e preconceitos. Para isso acontecer, DE&I deve ser uma estratégia de negócio das companhias. Cabe aos nossos líderes, refletirem a diversidade de nossos consumidores globais e a riqueza de nossas identidades interseccionais na qual os grupos não estão representados”, completa Fabíola Duarte, presidente do Comitê de Comunicação & ESG da ABA.

“Diversidade e inclusão estão na mira dos anunciantes. A cultura sobre esses temas está motivando as empresas a desenvolverem práticas para não perderem voz e a garantirem adequação diante de um consumidor cada vez mais engajado e exigente em relação a protocolos incompatíveis e excludentes,” finaliza Sandra Martinelli.

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