O Rio de Janeiro sediou a 34ª edição da Convenção Nacional da Central de Outdoor. O evento reuniu mais de 370 participantes entre empresários, profissionais e especialistas do setor, vindos de diversas regiões do Brasil e do mundo, para discutir as principais tendências, desafios e oportunidades do Out of Home (OOH). Além de palestras inspiradoras e espaços dedicados ao networking, o encontro foi marcado pelo lançamento do OOH Summit Brasil, que será realizado em 2025, em São Paulo.
Fabi Soriano, diretora executiva da Central de Outdoor, celebrou o impacto do evento, destacando a crescente relevância do OOH no Brasil e no mundo. “Reunir profissionais de todo o Brasil já é um presente enorme, mas ver pessoas vindas de quatro continentes participando mostra o quão aquecido está o setor. A Central de Outdoor tem se consolidado como um hub de networking e conteúdo, que tem o objetivo de qualificar a indústria”, afirmou.
A Central de Outdoor tem como pilares fundamentais o associativismo, a qualificação e a autorregulamentação. “Nosso objetivo é promover a troca de experiências entre os profissionais, trazer informações sobre o que está acontecendo tanto dentro quanto fora do Brasil e incentivar um mercado mais ético e sustentável”, explicou Fabi.
De Convenção a OOH Summit: um novo capítulo para a indústria OOH no Brasil
Durante o evento, Halisson Pontarolla anunciou uma grande novidade: a transformação da Convenção em um Summit. “Estamos vivendo um dos melhores momentos da nossa indústria, da história do OOH. O sucesso desta edição nos levou a dar um passo adiante: em 2025, realizaremos o OOH Summit Brasil, em São Paulo, destacou. O evento promete ser um marco para o setor, consolidando o Brasil como referência no segmento de mídia exterior.
O entusiasmo também foi compartilhado pelos expositores e patrocinadores. Para André Luiz Mendes, Sócio e VP de Mall & DOOH da THE LED , a parceria com a Central de Outdoor é essencial para acompanhar o crescimento do setor. “Novas pessoas estão entrando para o OOH, novos mercados estão surgindo, e estamos muito felizes com a Central de Outdoor”, afirmou.
Networking e aprendizado marcam o evento
Roni Riva, Diretor Executivo da Rede Outdoor – Foz do Iguaçu, destacou a importância das conexões geradas no evento. “São muitos aprendizados com palestras maravilhosas e conteúdo riquíssimo. As conexões, o contato presencial é uma oportunidade de trocar ideais e experiências de cada mercado”, pontuou.
A diversidade de conteúdo e a qualidade das palestras também foram amplamente elogiadas pelos participantes. Nathália Santos, Gerente Comercial da Bandeirantes – Nordeste, ressaltou a apresentação de Hugo Rodrigues como um dos pontos altos da convenção. “Cada vez mais tem sido gratificante vir à Convenção da Central de Outdoor e ver palestras maravilhosas. O Hugo Rodrigues deu um show!”, disse.
Hugo Rodrigues trouxe uma reflexão sobre a diversidade do setor OOH no Brasil, considerando tanto os grandes centros urbanos quanto as cidades menores. “O impacto da publicidade exterior é enorme. Mesmo chamando o OOH apenas de outdoor, em alguns lugares, é possível criar campanhas que ressoem nacionalmente e até globalmente”, afirmou.
Perspectivas globais e reconhecimento internacional
A participação de especialistas internacionais reforçou o prestígio do evento. Tom Goddard, Presidente da World Out of Home Organization, um dos principais nomes da indústria OOH, elogiou o desenvolvimento do setor no Brasil. “O Brasil tem um mercado incrível, com grande sofisticação em certas cidades e um potencial enorme. O evento deste ano mostrou um alto nível de profissionalismo e um comprometimento com o crescimento sustentável do setor”, comentou.
Felipe Davis, CEO da OOH Brasil, destacou a importância do intercâmbio de conhecimento entre os mercados internacionais. “A gente tem muito a aprender com os outros países, mas eles também têm aprendido muito com a gente”, ressaltou.
Ao longo dos dias de convenção, os participantes puderam acompanhar painéis que abordaram diversos temas como novas tecnologias, sustentabilidade, criatividade, inovações em DOOH (Digital Out of Home), métricas de audiência e estratégias de integração com outras mídias.
Acompanhe entrevista:
Entrevistados:
Halisson Pontarolla – Presidente da Central de Outdoor
Fabi Soriano – Diretora Executiva da Central de Outdoor
André Luiz Mendes – Sócio e VP de Mall & DOOH da THE LED
Roni Riva – Diretor Executivo da Rede Outdoor – Foz do Iguaçu
Jota Cruz – Diretor da ALLDOOR – Avaré/SP
Nathália Santos – Gerente Comercial da Bandeirantes – Nordeste
Hugo Rodrigues – Chairman da WMcCann e Palestrante
Guilherme Meyer – CEO da VEX
Ewerdan Ribeiro – Gerente Comercial da CHICOOH+
Rafael Linhares – CEO da A.Linhares – Salvador
Fernando Henrique Bullos – Diretor da Bullos Outdoor – Feira de Santana
André Scaciota – Superintendente de Marketing e Mídia do Itaú
Fatima Rendeiro – Diretora de novos negócios do Grupo de Mídia RJ
Felipe Davis – CEO da OOH Brasil
Ricardo Bastos – CEO da DREAMMEDIA – Portugal
Tom Goddard – Presidente da World Out of Home Organization
Gabriel Cedrone – Presidente da ALOOH Latam
Valério Junkes – Diretor Comercial da Vêmais – Santa Catarina
Leia outras notícias: