MarcasPeloMundo_branco

TIM cria Teclado Consciente e faz alerta sobre o uso de expressões racistas

TIM cria Teclado Consciente e faz alerta sobre o uso de expressões racistas.

No mês da Consciência Negra, a TIM lança um aplicativo que alerta os usuários sobre o uso de palavras preconceituosas, explica a origem dos termos e propõe substituições. O Teclado Consciente TIM é gratuito, de fácil usabilidade e contribui com a desconstrução do racismo estrutural.

“A educação é fundamental na evolução para uma sociedade mais inclusiva. Queríamos colaborar nessa jornada, usando a nossa tecnologia para alcançar mais pessoas. Foi daí que surgiu a ideia de criarmos o teclado, uma ação criada pela nossa agência, a HavasPlus, em parceria com acadêmicos e profissionais negros da consultoria Vírgula. Retirar expressões racistas do nosso vocabulário reforça a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro e construir um futuro sem preconceitos”, destaca Ana Paula Castello Branco, diretora de Advertising e Brand Management da TIM.

Para usar o teclado, não precisa ser cliente da operadora: basta baixar o app, que estará disponível gratuitamente em breve para iOS e Android. A ferramenta fica visível no momento em que o usuário digita seus textos em redes sociais ou aplicativos de comunicação, por exemplo, e destaca automaticamente as palavras e expressões consideradas inadequadas. Ao clicar em cima desses termos, o Teclado Consciente TIM explica porque são considerados racistas e oferece opções para a sua substituição — tal como um corretor ortográfico social.

Para que a iniciativa alcance o máximo de pessoas, a TIM lançará uma campanha digital – desenvolvida pela HavasPlus – que divulgará o teclado, principalmente, nas redes sociais. A ação conta com um time de 12 influenciadores negros de diversos segmentos, que vão se unir para produzir
conteúdo. São destaques nomes como o humorista Yuri Marçal; a pesquisadora Winnie Bueno; Murilo Araujo, do canal Muro Pequeno; Gleici Damasceno, campeã do BBB18; o fotógrafo Roger Cipó; e a cantora Lellê, dentre outros. IZA, embaixadora da marca, também amplificará a discussão, assim com a influenciadora Camilla de Lucas, do squad da TIM no TikTok.

O lançamento do Teclado Consciente TIM está conectado ao programa de diversidade e inclusão da TIM. A operadora vem avançando cada vez mais nessa jornada e lançou, há três meses, seus grupos de afinidade – incluindo um com o tema racial – com 500 colaboradores para apoiar a companhia na evolução para um ambiente corporativo sempre mais inclusivo.

 

Ficha Técnica: 

Agência: HavasPlus

Cliente: TIM

Consultoria de Linguagem: Virgula – Matheus Melgaço, Fred Soares e Vitor José

Produto: Institucional

Diretora Geral RJ: Alexandra Brown

CCO: Alexandre Vilela (Xã)

Diretor de Criação: Alexandre Vilela (Xã), Alexandre Fernandes

Criação: Jessica Marins, Gabriel Ortiz, Amanda Perlingeiro e Deborah Ferreira

Marcas & Negócios: Alexandra Brown, Flavia Braga, Fabiana Barros e Rharyin Moraes

Estratégia Social: Flavia Braga, Jessica Marins, Amanda Perlingeiro e Deborah Ferreira

Listening & BI: Flavia Braga, Gustavo Ortiz e Marcelle Rodrigues

Planejamento: Renata Barbosa e Paola D’Almeida

Aprovação do Cliente: Ana Paula Castello Branco, Carolinne Spiegel, Maristela Abreu e Bárbara David