Doce mentira, por Daniel Aguado

Doce Mentira - Nestlé - por Daniel Aguado

A Nestlé, umas das mais tradicionais e admiradas marcas do Brasil, será investigada por propaganda enganosa em produtos da linha Nesfit, após denúncia do IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumido – ao Procon-SP. De acordo com o processo, apesar de ter mel no nome e o desenho do alimento em destaque nas embalagens de quatro produtos da linha, nenhum desses artigos têm mel na sua composição. O caso ainda está sendo investigado e, se condenada, a Nestlé será multada em R$ 10 milhões.

Podemos afirmar que tal multa não causará grandes impactos nos resultados financeiros da fabricante. No entanto, é difícil entender o que leva uma empresa a arriscar tanto a sua credibilidade e a sua reputação em troca de explorar atributos inexistentes em seus produtos. Infelizmente, não é de hoje que algumas marcas mentem sobre as funcionalidades ou os benefícios que geram aos consumidores, mas há alguns anos não acompanhávamos uma empresa tão relevante envolvida neste tipo de investigação.

Caso tenha sido uma ‘sacada de marketing’, apenas para colher resultados de vendas de curto prazo e somente para essa linha de produtos, é bem provável que a Nestlé consiga reverter o arranhão na imagem perante os seus consumidores e os formadores de opinião. Porém, se identificado que se trata de um processo estrutural da marca e, consequentemente, as demais linhas de produtos Nestlé também mentem sobre as suas características funcionais nos rótulos e, com isso, se confirmará que se trata de um processo recorrente e alastrado por todo o seu vasto portfólio, é possível que a fabricante sueca venha a desembolsar alguns milhões para se proteger dos impactos que serão gerados à sua imagem.

Enfim, vamos acompanhar o andamento dessas investigações e torcer para que tudo não tenha passado de um grande e triste mal-entendido. Afinal, não suportaríamos descobrir que centenas de produtos que consumimos ao longo de uma vida foram, na prática, uma gigantesca embalagem de fake news.

Por Daniel Aguado | danielaguado.com.br

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/daniel-aguado-1b7b229/

 

Leia outros artigos de Daniel Aguado:

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/a-marca-das-vacinas/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/a-geracao-permuta/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/caoa-chery-e-o-velho-marketing/

Time de Criação da FCB ganha reforços

FCB Brasil reforça time de na Criação

O time de Criação da FCB Brasil ganha reforço com a contratação do redator Carlos Morcos e do diretor de arte Guilherme Notolini. Carlos Morcos é de Lima, no Peru