MarcasPeloMundo_branco

A Marca das Vacinas

A marca das Vacinas, por Daniel Aguado

A polêmica envolvendo a atriz Fernanda Torres e a sua busca pela vacina contra a covid da marca Pfizer, geraram um verdadeiro reboliço nas redes sociais e deu ainda mais visibilidade a um comportamento bastante inusitado de parte da população brasileira que, em plena pandemia, decidiu escolher a marca da vacina como quem escolhe uma bolsa, um sapato, um relógio, um smartphone, entre tantos outros bens de consumo.

É provável que parte desse comportamento tenha sido gerado pela falta de orientação e comunicação do Ministério da Saúde que, até o momento, não realizou qualquer esforço para divulgar a importância da imunização em toda a população. Por outro lado, considero injusto isolá-los nesta culpa. Afinal, mesmo quando há vacina disponível, ainda existem muitas pessoas que optam por não serem imunizadas, pois preferem uma vacina de marca específica.

O mais chocante nesse contexto é que todos os imunizastes em aplicação no Brasil passaram por rigorosos processos de aprovação na Anvisa e nenhuma das marcas disponíveis tem realizado qualquer tipo de ação promocional sobre os seus produtos – Pfizer, AstraZeneca, Butantan e Jansen. Então, como os consumidores podem estar tão convictos sobre qual a melhor ou a pior vacina? Seguramente, a resposta estará em algum grupo de WhatsApp ou naquela informação secreta (boato) que o médico amigo do primo da tia disse sobre determinado imunizante.

Para os profissionais de marketing e comunicação fica um importante aprendizado: a falta de comunicação oficial e consistente cria um consumidor alienado, com pouco senso crítico sobre a ação correta a ser tomada. O ponto é que estamos enfrentando uma pandemia gravíssima e, sem a vacinação, a retomada das atividades sociais e econômicas levará ainda mais tempo. Eu acredito na Ciência e, de acordo com os principais especialistas em imunização do Brasil, a melhor vacina a ser tomada é a que estiver disponível imediatamente. Vacinem-se!

Por Daniel Aguado | danielaguado.com.br

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/daniel-aguado-1b7b229/

 

Leia outros artigos de Daniel Aguado:

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/a-geracao-permuta/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/caoa-chery-e-o-velho-marketing/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/segmentar-para-ser-relevante/