Diversidade além do slogan

Orgulho LGBT - Delta_Airlines

Em junho, o mundo celebra o mês do orgulho LGBTQIA+ ou, simplesmente, o mês da diversidade. Datas assim são importantes para lembrarmos quantas pessoas ainda precisam de voz na sociedade, igualdade de condições no mercado de trabalho e, acima de tudo, respeito. No entanto, por que ainda parece um tabu para as marcas falarem em diversidade de gênero?

Apesar de alguns esforços eventuais, como personagens em novelas e séries da TV Globo ou alguns casais gays em campanhas publicitárias da Natura; o mercado publicitário ainda é muito tímido em retratar a comunidade LGBTQIA+ em todas as suas nuances. São novas famílias, novos hábitos de consumo, novas necessidades. Um mercado consumidor bastante amplo e promissor para ser tão ignorado.

Qual o risco ou o medo das marcas e dos profissionais de marketing em trazer para o centro das comunicações as necessidades desses consumidores? As estratégias de comunicação mudam a cada segundo e, equivocadamente, ainda nos deparamos com profissionais debatendo targets de mídia como nos anos 90.

Passou da hora de esquecermos os ‘AB 25+ AS’ e incorporamos definitivamente em nossas campanhas o comportamento dos usuários. Suas preferências pessoais e as suas necessidades específicas. Lembre-se: isso é possível e simples de ser implementado graças as inúmeras ferramentas digitais disponíveis no mercado.

O fundamental ao adotar uma estratégia de comunicação que valoriza toda a diversidade de consumidores é que seja algo crível à sua marca. Apoiar – essa ou qualquer outra causa – não pode se resumir a um slogan destacado no feed das redes sociais ou nas pesquisas do Google. Por isso, além de comunicar bem, as marcas precisam desenvolver projetos e produtos que suportem essa promessa tão necessária nos dias de hoje.

Pessoalmente, acredito bastante no trabalho que a Delta Airlines desenvolve nos Estados Unidos para promover a diversidade e seu apoio à comunidade LGBTQIA+. Com uma estratégia que integra colaboradores, produtos específicos, ações comerciais, patrocínios institucionais e campanhas publicitárias, a companhia aérea americana dá consistência e muito credibilidade a seu discurso. Me parece bastante poderoso uma companhia aérea prometer “voe com orgulho as suas cores (fly your colors proudly)”. Uma boa referência aos profissionais que acreditam que essa é uma causa que faz sentido às suas estratégias de marketing.

Está claro que há uma oportunidade para os negócios e para gerar diferenciação às marcas. Resta saber quanto tempo vamos levar para que esse tipo de abordagem na publicidade deixe de ser notícia, incorporando-se ao cotidiano dos consumidores. Por que um casal com duas mulheres e seus respectivos filhos não podem representar a família perfeita dos comerciais de margarina? Tenho certeza que essa família também toma café da manha em dias ensolarados!

Por: Daniel Aguado – Diretor de Marketing do Poliedro Educação

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/daniel-aguado-1b7b229/

 

Leia outros artigos de Daniel Aguado:

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/a-nova-experiencia-do-consumidor-no-varejo-presencial/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/como-as-marcas-e-os-profissionais-de-marketing-devem-reagir/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/patrocinios-as-fakenews-declaracoes-desastrosas-e-pouca-empatia-com-a-populacao-como-as-marcas-resistirao-a-isso/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 4 =