MarcasPeloMundo_branco

Diversidade além do clichê

Diversidade além do clichê

Nos últimos anos, algumas marcas descobriram a importância em retratar uma diversidade mais ampla de personagens nas suas campanhas publicitárias e, desde então, passamos a acompanhar uma verdadeira vitrine de estereótipos que tentam dar uma certa representatividade aos anúncios e aos produtos. A comunicação tem ficado cada vez mais clichê e sem credibilidade.

Assim, distantes da bem-sucedida estratégia de DOVE (Unilever) e a sua emblemática campanha pela “real beleza”; atualmente, algumas marcas estão convictas que basta ter um gay, um negro ou um gordo na publicidade para serem consideradas embaixadoras da diversidade nas suas respectivas categorias. Na minha opinião, um erro bastante essencial quando tratamos de um tema tão relevante atualmente.

Afinal, para uma marca propagar sobre diversidade ela deveria, antes de tudo, ter isso como um valor da sua cultura organizacional. Isso significa que não basta expor tipos diversos nas campanhas de marketing, mas possuir em seu grupo de colaboradores e/ou fornecedores, profissionais que representem os mais variados gêneros, etnias, faixas etárias, classes sociais, entre tantas outras características que nos diferenciam e que tanto enriquecem o repertório de qualquer marca.

Os consumidores estão cada vez mais atentos a esse tipo de postura das empresas e, cabe aos profissionais de marketing liderarem um processo profundo de inclusão de profissionais capazes de representarem genuinamente a nova estrutura social do nosso País, extrapolando o post na rede social ou o anúncio descolado para a televisão. O clichê está totalmente fora de contexto.

Por Daniel Aguado | www.danielaguado.com.br

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/daniel-aguado-1b7b229/

 

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/opiniao/vestir-a-camisa-por-daniel-aguado/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/publicidade-sem-mensagem-por-daniel-aguado/

https://marcaspelomundo.com.br/opiniao/valorize-o-savoir-faire-corporativo-por-daniel-aguado/