Diversidade além do clichê

Diversidade além do clichê
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

Nos últimos anos, algumas marcas descobriram a importância em retratar uma diversidade mais ampla de personagens nas suas campanhas publicitárias e, desde então, passamos a acompanhar uma verdadeira vitrine de estereótipos que tentam dar uma certa representatividade aos anúncios e aos produtos. A comunicação tem ficado cada vez mais clichê e sem credibilidade.

Assim, distantes da bem-sucedida estratégia de DOVE (Unilever) e a sua emblemática campanha pela “real beleza”; atualmente, algumas marcas estão convictas que basta ter um gay, um negro ou um gordo na publicidade para serem consideradas embaixadoras da diversidade nas suas respectivas categorias. Na minha opinião, um erro bastante essencial quando tratamos de um tema tão relevante atualmente.

Afinal, para uma marca propagar sobre diversidade ela deveria, antes de tudo, ter isso como um valor da sua cultura organizacional. Isso significa que não basta expor tipos diversos nas campanhas de marketing, mas possuir em seu grupo de colaboradores e/ou fornecedores, profissionais que representem os mais variados gêneros, etnias, faixas etárias, classes sociais, entre tantas outras características que nos diferenciam e que tanto enriquecem o repertório de qualquer marca.

Os consumidores estão cada vez mais atentos a esse tipo de postura das empresas e, cabe aos profissionais de marketing liderarem um processo profundo de inclusão de profissionais capazes de representarem genuinamente a nova estrutura social do nosso País, extrapolando o post na rede social ou o anúncio descolado para a televisão. O clichê está totalmente fora de contexto.

Por Daniel Aguado | www.danielaguado.com.br

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/daniel-aguado-1b7b229/

 

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/opiniao/vestir-a-camisa-por-daniel-aguado/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/publicidade-sem-mensagem-por-daniel-aguado/

https://marcaspelomundo.com.br/opiniao/valorize-o-savoir-faire-corporativo-por-daniel-aguado/

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp
Carmed expande atuação no segmento de maquiagem e lança gloss labial em collab com Ana Castela

Carmed estreia em maquiagem com linha de gloss criada com Ana Castela

A Carmed está entrando em um território que vai além dos hidratantes labiais. A marca da Cimed escolheu o gloss para fazer sua estreia no segmento de maquiagem e convocou Ana Castela para participar do lançamento. A cantora assina uma das três fragrâncias da nova linha, que começa a chegar

Raia e Drogasil lançam campanha de aniversário Uma Vida Inteira de Cuidado

R$ 200 mil viram 80 anos de skincare em campanha de Raia e Drogasil

Quanto tempo de skincare caberia em R$ 200 mil? Pelas contas da nova campanha de Raia e Drogasil, aproximadamente 80 anos. É a partir de comparações como essa que as duas redes celebram seus aniversários em 2026, traduzindo o principal prêmio da promoção em algo mais próximo da rotina dos

Bradesco abre nova votação pública para definir as Squeezes do Lollapalooza Brasil 2027

Bradesco deixa público escolher as squeezes do Lollapalooza Brasil 2027

Antes mesmo de os primeiros shows tomarem conta do Autódromo de Interlagos, o público do Lollapalooza Brasil 2027 já pode participar de uma das escolhas que vão aparecer pelo festival. O Bradesco, patrocinador máster do evento, abriu nesta segunda-feira (10) uma votação para definir o visual de suas tradicionais squeezes.

Acelerado por ecommerce.CAMP/portais Portais de alta performance com IA que aprendem a cada visita,
indexados e otimizados para SEO, GEO e LLMs, em piloto automático.