MarcasPeloMundo_branco

Valorize o savoir faire corporativo, por Daniel Aguado

Neste artigo, Daniel Aguado comenta sobre como o savoir faire corporativo pode tonar o dia a dia mais produtivo e feliz.

Os franceses usam a expressão savoir faire (saber fazer) para exemplificarem aqueles comportamentos elegantes, empáticos e dignos de serem copiados. O ‘saber fazer’ traduz um conjunto de atitudes que tornam as pessoas admiráveis e agradáveis nos ambientes sociais por onde passam. Algo que pode tonar o nosso dia a dia mais produtivo e feliz.

No entanto, refletindo sobre alguns tipos de interações – presenciais e virtuais – que tenho vivenciando ao longo dos meus anos de carreira, percebo que tem ficado cada vez mais evidente o desaparecimento deste savoir faire no ambiente corporativo. São incontáveis os exemplos que ilustram o quanto as pessoas andam desatentas aos cuidados mínimos para um tratamento cordial e respeitoso com as pessoas. Há um misto de ansiedade por respostas imediatas somado a uma necessidade egocêntrica de sempre ter a razão, que tornaram as relações corporativas muito exaustivas e, inevitavelmente, bastante desagradáveis. Ressalto que não se trata de um tema relacionado com a formação acadêmica, o nível social do indivíduo, entre outros tantos acessórios conquistados, em geral, por boas condições financeiras. Estou falando apenas sobre aquela educação do cotidiano, aqueles comportamentos que não aprendemos nos MBAs internacionais.

E por que tratar deste tema no Marcas pelo Mundo? Simples. As pessoas representam as marcas e as instituições para as quais trabalham. Com isso, uma atitude grosseira ou fora de um contexto tolerável, afetará diretamente a percepção que temos sobre algumas empresas e a forma como os seus profissionais atuam. Precisamos ter muita atenção sobre as nossas ações, assegurando que os nossos comportamentos construam positivamente às marcas. Afinal, como a consultora Claudia Matarazzo traduziu muito bem no título de um dos seus livros: “negócios, negócios, etiqueta faz parte!”

Por Daniel Aguado | danielaguado.com.br

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/daniel-aguado-1b7b229/

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/opiniao/o-futuro-do-live-marketing-por-daniel-aguado/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/qual-opcao-nos-restara-por-daniel-aguado/