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Black Friday sem aglomeração?

Black Friday sem aglomeração? por Daniel Aguado

Em novembro, o varejo enfrentará um novo desafio frente a essa pandemia: como não perder mais uma data relevante do calendário em 2020? O Dia das Mães, o Dia dos Namorados ou o Dia dos Pais, em geral, são datas essenciais no calendário para os varejistas alavancarem as suas vendas em períodos de baixa demanda, mas esse ano, em função do isolamento social e as inúmeras restrições para o funcionamento do comércio, os resultados das vendas foram bem aquém do esperado.

Agora, antes das festas de final de ano, há uma nova oportunidade para tentar estimular o consumo e, ainda, recuperar parcialmente as perdas deste tão doloroso ano, com a chegada da Black Friday. O cenário parece mais favorável, mas ainda será muito diferente dos anos anteriores. Então, como estimular as compras sem gerar aglomerações, respeitando protocolos de saúde, horários limitados, entre outras barreiras causadas pela COVID-19?

Não existe uma receita pronta e os profissionais de marketing precisarão de uma dose adicional de criatividade e de pensamento estratégico para conquistarem consumidores extremamente desconfiados e preocupados com o futuro. O e-commerce é uma opção viável, no entanto, não atenderá de forma integral a necessidade de vendas represada nos últimos meses. É necessário ir além e fazer algo diferente!

Além de repensar toda a estratégia de publicidade, o momento também exigirá das marcas mais transparência com os consumidores. Não é permitido mais arriscar com propagandas enganosas. A “black fraude brasileira” está com os seus dias contados.

Por isso, colegas do Marcas pelo Mundo, aproveitem que ainda temos uma certa antecedência para essa data e avaliem os diferenciais e as vantagens que apenas a sua marca poderá oferecer a milhões de consumidores. Em geral, as pessoas não estão ávidas para gastar dinheiro, mas uma boa oferta pode ser irresistível.

Como eu acredito sempre no lado positivo das coisas, em 2020 teremos a chance de fazer uma ação promocional realmente relevante para o varejo e para os consumidores. Se organizar bem, todo mundo vai comprar alguma coisa nesta Black Friday!

 

Por: Daniel Aguado – Diretor de Marketing do Poliedro Educação

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/daniel-aguado-1b7b229/

 

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