Um salve para os 70 anos da televisão brasileira!

Um salve para os 70 anos da televisão brasileira!

Em 18 de setembro de 2020, a televisão brasileira comemora seus 70 anos desde a primeira transmissão. Um marco importante para a história, a cultura e, especialmente, à publicidade brasileira. Sim, a televisão foi uma das grandes responsáveis pelo padrão que vemos hoje em nossas campanhas de marketing e segue protagonista nessa atribuição.

Desde o início, as marcas e a televisão formaram uma parceria bem sucedida e, ao longo dos anos, foram apresentando cada vez mais possibilidades para a inserção de publicidade dentro da programação. Um dos formatos mais consagrados e, ainda hoje utilizados, é o merchandising com testemunhal. Nos primórdios, essa era a única maneira possível para veicular publicidade; afinal, o videotape ainda não era uma realidade e tudo era transmitido ao vivo, incluindo o intervalo comercial ou, para sermos mais saudosistas, o reclame.

Um meio de comunicação que evoluiu muito ao longo dos seus 70 anos de história e, especialmente no Brasil, mantém um papel essencial para levar informação e entretenimento gratuitos à grande maioria da nossa população. Com um alcance massivo e uma linguagem de fácil compreensão, a televisão está em praticamente todos os lares brasileiros, cobrindo um portfólio de produtos para qualquer gosto, crença ou padrão. São novelas, telejornais, séries, esportes, filmes, realities, entrevistas, comportamento e, basicamente, tudo o que possa refletir o momento atual da sociedade.

E, não há como negar, as marcas sabem como explorar bem esse enorme potencial e, desde muito tempo atrás, criam conteúdos publicitários especialmente para serem degustados na tela da TV. A criatividade vai muito além dos 30 segundos destinados ao break comercial. Atualmente, é possível pensar em ferramentas de brand content muito poderosas em parceria com as emissoras de televisão. Além disso, estamos vivenciando um processo de integração com as plataformas digitais, indispensáveis à longevidade dessa nossa amiga setentona.

Os desafios para a televisão continuar a frente e capaz de influenciar o comportamento da sociedade são muitos, mas parece que ela já está pronta para encarar com tranquilidade seus próximos 70 anos. Por isso, vamos celebrar Hebe Camargo, Silvio Santos, Inezita Barroso, Fausto Silva, Jô Soares, Laura Cardoso, Tarcísio Meira, Lolita Rodrigues, Cid Moreira e tantos outros que fizeram e, ainda fazem, a nossa televisão ser um verdadeiro sucesso de audiência.

Por:

Por: Daniel Aguado – Diretor de Marketing do Poliedro Educação

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/daniel-aguado-1b7b229/

 

Leia outros artigos de Daniel Aguado:

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/liberdade-liberdade-por-daniel-aguado/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/a-dificil-missao-de-encantar-o-cliente/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/o-fim-do-trade-marketing/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *