A difícil missão de encantar o cliente

A difícil missão de encantar o cliente, por Daniel Aguado

Muitos são os desafios das marcas e dos profissionais de marketing para conquistar e reter os consumidores. Um trabalho que envolve criatividade, estratégia, qualidade e, acima de tudo, credibilidade. No entanto, todos nós queremos dar uma passo a frente e ultrapassar o ambiente transacional de compra e, assim, encantar o cliente. Afinal, por que é tão importante gerar esse encantamento?

Quando abordamos esse tema, normalmente, as pessoas o associam ao exemplo da Disney World – referência global em prestação de serviços e encanamento – e, logo pensam, ‘lá é fácil de fazer; o produto é incrível’. Um ponto de vista que tendo a concordar. O fato é que para a grande maioria dos profissionais e das marcas, o lúdico e a magia dos contos de fadas não estão inseridos no contexto dos serviços ou produtos a serem comunicados, o que torna a possibilidade de encantar o cliente um desafio ainda maior.

Por isso, desassociar a ideia de encantamento com a magia da Disney é tão essencial. Afinal, o que encanta a grande maioria dos visitantes desses parques são os cuidados com os detalhes, a escuta ativa dos clientes, a impecabilidade da infraestrutura física, a cordialidade dos colaboradores e, acima de tudo, a padronização dos serviços. Quando tudo isso funciona bem, seguramente, a magia da Disney acontece.

A boa noticia é que são processos de trabalho que toda marca e todo profissional de marketing podem incorporar ao cotidiano das empresas. Notem que um bom processo de trabalho e uma boa capacidade de execução, somados à uma estratégia de marca consistente e crível, certamente, encantará até o consumidor mais cético do mercado. O ponto é não perder o foco do nível de qualidade que se deseja atingir e, principalmente, não desanimar com as dificuldades e falhas que possam ocorrer ao longo dessa jornada.

Faça a magia acontecer! Os seus consumidores esperam por isso!

Por: Daniel Aguado – Diretor de Marketing do Poliedro Educação

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/daniel-aguado-1b7b229/

 

Leia outros artigos de Daniel Aguado:

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/o-fim-do-trade-marketing/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/voce-esta-preparado-para-ser-cancelado/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/desenvolva-a-sua-empregabilidade/

Racismo - Nubank - Artigo de Daniel Aguado

O principal erro do Nubank

Após a repercussão negativa da desastrosa entrevista da cofundadora do Nubank, a Cristina Junqueira, ao programa Roda Viva na TV Cultura; na qual a executiva