MarcasPeloMundo_branco

Marketing da Kroton – Quanto o uso de dados ajuda na captação de alunos? Papo com Bernando Marotta

Conversamos com Bernardo Marotta, da Kroton, sobre as iniciativas e estratégias da marca para conquistar novos alunos e crescer ainda mais.

Conversamos com o diretor de marketing da Kroton, Bernardo Marotta, sobre as iniciativas e estratégias da marca para conquistar novos alunos e crescer ainda mais. Assista!

Diretor de marketing da Kroton, Bernardo Marotta começou o papo comentando sobre o desafiou de fazer a instituição, que proporciona educação para tantas pessoas, continuar crescendo: “Quando cheguei aqui, o grande desafio era conseguir levar às pessoas a transformação através da educação. E eu fiquei refletindo muito sobre a maneira como poderíamos fazer isso. Então, uma das coisas que nós focamos no meu time é baseado na cultura de entender e analisar os dados, captar a maneira como a jornada de aquisição de alunos para levar a educação mais longe. Quando temos todos estes dados, isso possibilita que nosso time consiga entender e melhorar com hipóteses de testes, para que todo esse fluxo, desde a inscrição até a matrícula, seja mais fluido. Então, essa construção da camada de dados por trás de um site se tornou uma coisa muito mais técnica, e muito mais tecnológica”.

Falando em testes, o diretor contou um pouco mais sobre o funcionamento da captação até a implantação de estratégias na própria Kroton: “Nós montamos um time aqui, que chamamos de CRO, que é multidisciplinar, que com estes dados organizados, utiliza um software do Google, que permite que nós criemos, sem precisar desenvolver do início, prototipar um teste, independente de qual for, com um baixo esforço. Então, através dessa análise de dados, vêm os insights, e a partir daí são criadas as hipóteses, que são discutidas com dois indicadores: Qual o tamanho do esforço e qual o tamanho do impacto. Esse software trás não somente dados simples, mas nos traz uma confiança estatística de que aquele resultado vai proporcionar um crescimento de fato. EE quando encontramos esse resultado, nós aplicamos”.

A empresa realiza mais de dez testes diferentes por mês, e através de pequenos resultados por meio das pesquisas somados, há uma grande diferença nos grandes resultados, gerando as estratégias adotadas pela companhia. “Isso é interessante, pois é um paralelo ao que fazemos quanto a educação, onde vemos resultados em um longo prazo. Assim como a vida de testes”.

Em relação a campanhas de marketing, Bernardo Marotta comentou a respeito dos critérios na hora de fazer uma ação, e sobre os fatores determinantes para decidir qual será o tipo de mídia e estratégia mais impactante para cada situação. O diretor contou que a Kroton usa alguns indicadores. No conceito de atribuição de resultados, a empresa acredita na incrementalidade. O universo de mídia é muito complexo, mesmo com dados, portanto a companhia olha para todo o mapa de canais, fazendo testes de qual é o mixer de canais que aumentam os resultados. A Kroton também realiza pesquisas para encontrar esses resultados, utilizando brand lift, consideration lift e até conversion lift para isso. Assim, a empresa gerencia todo esse universo de mídia baseado nesses dados e indicadores.

O diretor também comentou sobre as dificuldades de quando entrou na área de educação, dando sua opinião a respeito de percalços na hora da execução de: “Foi de fato para mim uma mudança cultural, afinal a indústria vem mudando muito. Quando eu cheguei na Kroton, eu vi o quanto ela era tradicional. Porém, todas as empresas de educação vêm se atualizando muito. Mesmo vindo de bases muito familiares, hoje estamos em um cenário extremamente profissional. No aspecto de tecnologia, a Kroton vem crescendo expressivamente desde 2017, e começou a levar o EAD como uma modalidade principal. E foi isso que nos habilitou a reagir em um momento tão adverso como foi a pandemia, e a passar por ele de uma maneira muito boa. Mesmo com questões regulatórias, a indústria de educação vem se reinventando constantemente”.

O Diretor de marketing da Kroton finalizou analisando o crescimento da empresa, principalmente nos últimos dois anos, que ele esteve à frente da companhia, e comentou também sobre as metas da Kroton para os próximos semestres: “Recentemente, nós comemoramos a marca de um milhão de alunos, um crescimento expressivo de nossa base. E eu acho que o mais bacana dessa trajetória, foi que nós conseguimos fazer o crescimento tanto em captação quanto da base de alunos com uma eficiência de marketing muito bacana. Recentemente, nós divulgamos uma redução em nosso fundo de aquisição de 34%, com um crescimento de 15% em nosso volume de captação. Essa equação de crescer gastando menos tem muita aplicação de tecnologia e de como operamos todos esses canais. E nós temos metas super ousadas pela frente. Queremos continuar nessa levada de crescimento acelerado, para levar de fato a educação para todo o Brasil”.

Sobre a Kroton: A Kroton é a vertical B2C de ensino para jovens e adultos da holding Cogna Educação, e tem como missão levar uma educação acessível para todos. A vertical conta com quatro frentes de negócios: Kroton Campus e Digital, operação que possui mais de 1 milhão de alunos matriculados nas instituições de ensino superior Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar; KrotonMed, unidade de negócio voltada para a Medicina, com mais 3 mil alunos matriculados; Platos, que atende ao mercado B2B do ensino superior oferecendo cursos de pós-graduação vocacionada para ensino digital; e Ampli, edtech de ensino 100% digital que conta com o modelo “Education as a Service”, atuando no conceito mobile first, ou seja, para ser usado no celular consumindo o mínimo de rede de dados e memória do aparelho.

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/anunciantes/kroton-lanca-nova-fase-de-campanha-com-conceito-ocupe-seu-lugar/

https://marcaspelomundo.com.br/