Desiderata e Repense criam campanha para conter a obesidade infantil

O Instituto Desiderata cria campanha que convida a população carioca a apoiar a aprovação de lei que luta para conter a obesidade infantil.

O Instituto Desiderata e o Núcleo do Rio de Janeiro da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável criam nova campanha, que convida a população carioca a apoiar a aprovação do PL1662/2019, que propõe medidas para conter o crescimento da obesidade infantil no município do Rio de Janeiro.

Com criação da agência Repense, a iniciativa, chamada “Quem quer prevenir a obesidade infantil, levanta a mão”, está em tramitação na Câmara Municipal do Rio de Janeiro e foi aprovada em primeira votação. Segue ainda sendo discutida, a proposta de proibição da oferta de ultraprocessados em todas as escolas da cidade, além da regulamentação da altura das prateleiras que armazenam esse tipo de produto nos mercados e a criação de salas de coletas de leite materno nas empresas.

“A aprovação desse PL no Rio de Janeiro é fundamental para conter o crescimento da obesidade infantil no município. Ao proteger as crianças e adolescentes do acesso aos ultraprocessados e bebidas adoçadas, as opções alimentares que essas crianças terão de fazer serão muito melhores, mais saudáveis. Isso, consequentemente, terá uma importante influência também sobre seus hábitos alimentares futuros”, ressalta a diretora do Instituto Desiderata, Roberta Costa Marques.

No município do Rio, 30,2% das crianças entre 5 e 9 anos atendidas pelo SUS apresentam sobrepeso ou obesidade, segundo o Panorama da Obesidade em Crianças e Adolescentes do Instituto Desiderata. O consumo de ultraprocessados como bebidas açucaradas, salgadinhos de pacote, entre outros, é um dos principais responsáveis pelo aumento desses índices. A ação, que tem veiculação nas mídias digitais, é voltada para chamar a atenção das famílias e da sociedade como um todo para os crescentes números da obesidade entre crianças e adolescentes em idade escolar no município do Rio.

A campanha, realizada com recursos da Umane e da Bloomberg Philantropies, tem criação da Repense e apoio da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, ACT Promoção da Saúde, IEPS, ABESO, Criança e Consumo, Alana, GEPPAAS, FIAN, Observatório de Obesidade PEO-ERJ, NUSAM/UNIRIO, NUSAMC/UNIRIO e NESAM/UFRJ.

Ficha Técnica:

Título: “Quem quer prevenir a obesidade infantil, levanta a mão”

Agência: Repense

Anunciante: Instituto Desiderata e Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável – Núcleo Rio de Janeiro

Criação: Alexandre Ravagnani, Octavio Moreira Lima, Frederico Tulio e Rafael Fontes da Silveira

Motion Design: Fabio Ovelheiro e Filipe Cândido

Planejamento: Daniel Rimoli e Danielle Melo

Mídia e BI: Carol Trettel, Sara Campelo e Hendrix Freire

Atendimento: Bianca Tenenberg e Rafaela Vieira

Equipe Instituto Desiderata: Anna Carolina Cardoso, Elisa Mendonça, Lucas Sanches, Raphael Barreto e Roberta Costa Marques

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/agencias/repense-anuncia-promocoes-no-time-responsavel-pela-pernambucanas/

https://marcaspelomundo.com.br/