Desenvolvida para a Editora Timo pela McCann Health Brasil, a campanha “Infância Livre de Telas” faz um apelo para evitar o uso excessivo de smartphones e outros gadgets e a dependência tecnológica das crianças. O trabalho tem como base resultados de pesquisas como a TIC Kids Online Brasil, que tem destacado os efeitos do uso prolongado de telas pelo público infantil.
Com o aumento alarmante do uso de dispositivos eletrônicos, a iniciativa tem como objetivo conscientizar pais e demais responsáveis por crianças sobre os riscos associados a essa exposição. Segundo o TIC Kids Online Brasil 2019, cerca de 8 milhões de crianças foram expostas a discursos ofensivos, enquanto 2,8 milhões visualizaram formas de se machucar a si mesmas. Além disso, 77% das crianças enviaram mensagens instantâneas quando estavam sozinhas.
O projeto visa levar essa discussão literalmente para as ruas, por meio de ações em mídia OOH. Com imagens impactantes que mostram as crianças “presas” dentro das telas, tentando se libertar, a comunicação procura causar essa reflexão imediata, inclusive nomeando as crianças para buscar mais proximidade com o público. As peças estão em locais estratégicos da cidade, como relógios de rua, abrigos de ônibus, além das ações digitais. A ação conta com o apoio da Associação Brasileira do Livre Brincar (IPA) e do Catraca Livre, mas espera contar com o apoio de todos que se preocupam com a causa.
Ao interagir com as peças OOH, os espectadores são direcionados para o site InfanciaLivreDeTelas.com.br por meio de um QR code, onde encontrarão alertas para os riscos das telas, informações sobre o tema e opções de entretenimento que incluem programações voltadas para as crianças em livrarias, parques, brinquedotecas, entre outros. Parceiros como Catraca Livre e a IPA colaboraram também na curadoria dos espaços e atividades. “Precisamos olhar com urgência para a forma como estamos deixando nossas crianças submissas às telas e a conteúdos inapropriados”, alerta Ana Basaglia, fundadora e publisher da TIMO e uma ativista pelo aleitamento materno. Para ela, levar essa mensagem para as ruas é uma forma de envolver, de fato, a sociedade para uma discussão mais profunda sobre a relação das crianças com essas tecnologias e a importância do lazer ao ar livre, promovendo diálogos de qualidade entre as pessoas e a elaboração de propostas consistentes em prol das crianças.
“Como responsável criativa por uma área como saúde e bem-estar, eu me senti na obrigação de abordar o tema do impacto do uso excessivo de telas na infância”, afirma Alessandra Gomes, diretora executiva de criação da McCann Health Brasil. Ela lembra que a exposição constante das crianças a conteúdos digitais está “roubando” parte da infância e prejudicando a saúde mental dos pequenos. “É crucial adotarmos uma abordagem cuidadosa e, ao mesmo tempo, impactante para lidar com essa questão”, completa. A campanha segue ao longo de todo mês de abril, com o objetivo de ampliar seu alcance e impacto na conscientização dos responsáveis por crianças. Todas as atividades foram realizadas de forma colaborativa, com o apoio de parceiros como JCDecaux e Bdrops, que disponibilizaram os espaços de mídia.
Ficha Técnica:
Agência: McCann Health Brasil
Cliente: Editora Timo
Parceiros: Catraca Livre, IPA
Campanha: Infância Livre de Telas
CEO: João Consorte
Diretora Executiva de Criação: Alessandra Gomes
Direção criativa: Fabricio Bastos, Silvia Spinola, Guilherme Weber
Redação: Fernando Franchim
Diretor de arte: Antonio Chambel
Designer de Animação: Lucas Carnim,
Animação: Pedro Sacon
UX Designer: Hewerton Barrichello
Programação: Jaqueline Silva
Diretora de atendimento: Gisela Carvalhinho
Diretora de mídia: Camila Moraes
Gerente de mídia: Priscila Drewanz
Coordenação de mídia: Lucas Hora, Leandro Henrique
Gerente de operações: Claudia Giesbrecht
RP: Mirela Tavares, Pamela Assunção
Aprovação: Ana Basaglia. Editora Timo
Leia mais notícias: