MarcasPeloMundo_branco

Antônio Lino Pinto lança seu quarto livro, com foco em gestão para empreendedores

Antônio Lino Pinto, consultor, administrador com especialização em finanças, lança, dia 16 de agosto, o livro "Gestão para Empreendedores".

Antônio Lino Pinto, consultor, administrador com especialização em finanças, lança, no dia 16 de agosto, o livro “Gestão para Empreendedores”. Entre as empresas que iniciam atividades, quase 30% fecham no primeiro ano, e 20%, no segundo. Apenas em 2021, foram abertas cerca de 800 mil empresas de diversos portes, de um total de mais de 4 milhões (que incluem os microempreendedores individuais), comprovando, por um lado, a força do empreendedorismo, e, por outro, a dificuldade em gerir os negócios e mantê-los em operação. E é com foco principalmente nos 5 milhões de empresários optantes pelo Simples Nacional, que o autor lança seu quinto livro.

Autor de três livros voltados à gestão das agências de propaganda, dois deles esgotados, Antônio Lino Pinto decidiu dedicar o novo livro a esses milhões de empreendedores que lidam com o desafio de manter a atividade, sendo que parte deles desconhece até questões básicas da gestão, o que, ao final, pode inviabilizar a continuidade do negócio ou seu sucesso.

O autor analisa, em tom de conversa com os leitores, em uma linguagem simples e de fácil compreensão, os principais aspectos que devem ser considerados na administração do negócio, como o papel dos sócios na gestão, a velocidade na entrega do produto como fator que pode ampliar o lucro, a necessidade de ter um planejamento do negócio e um orçamento, e recomendações sobre como gerenciar o fluxo de caixa ou lidar com questões relacionadas à gestão de pessoas, incluindo o modelo home office.

As recomendações feitas por ele, no livro, valem para negócios de todos os tipos e empresas que faturam R$ 100 milhões ou R$ 1 milhão, de diversos setores, seja uma rede de lojas ou um escritório de advocacia, uma empresa de tecnologia ou um salão de cabeleireiro, uma revendedora de automóveis ou um restaurante. “Os conceitos básicos sobre gestão aplicam-se a qualquer tipo de empresa, o que muda é apenas a complexidade, dependendo do tamanho e da atividade de cada uma”, observa o autor, que buscou reunir as melhores práticas de forma que empresas de qualquer porte possam entender e colocar em prática o que é proposto.

Segundo Lino, o foco precisa ser: “olho no cliente, equipe de primeira linha, sócios comprometidos com o negócio e sua perpetuação, atenção à gestão financeira, investimento em tecnologia, inovação na forma de operar e na qualidade do produto a ser entregue, dos serviços ou dos manufaturados, além da atenção especial às pessoas, o mais valioso ativo da empresa.”

O planejamento pode ter o formato de um business plan ou até o caráter mais informal de uma “conta de padaria”, desde que se faça o cálculo de quanto o negócio pode render efetivamente, descontadas todas as despesas e considerando quanto é preciso vender a cada mês, ou mesmo por dia, para que as despesas sejam pagas e haja algum lucro. “São muitos os casos de empreendedores que decidem abrir um negócio imaginando que ele se pagará, mas sem fazer a conta de quantas pessoas deverão ser atendidas ou quantos produtos terão que vender para que a conta feche no final do mês ou remunere o investimento”, observa Antônio Lino Pinto. No livro, ele aponta casos de empresas que só se mantiveram por dois meses, por falta de um planejamento e ou mesmo por não terem feito a “conta de padaria”.

Mesmo quando os negócios parecem bem, é preciso pensar em mudanças. “É aconselhável repensar o negócio a cada três anos, inclusive avaliar até a possibilidade de começar do zero, achar novos caminhos para a empresa se manter ativa, rentável e valorizada”, destaca Antônio Lino Pinto, ao acrescentar que isto pode exigir repensar o business plan, os produtos, a visão de futuro, a relação com consumidores ou clientes e também o relacionamento com os funcionários. “Pequenas empresas são mais leves e flexíveis, portanto, mais fáceis de mudar de rumo”, constata. E o livro “Gestão para Empreendedores” pode ajudar para que se dê essa virada.

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/veiculos/mercado/fatima-pissarra-recebe-luisa-sonza-negra-li-e-thaynara-og-em-evento-de-lancamento-de-seu-novo-livro/

https://marcaspelomundo.com.br/

Belle de Melo é a nova diretora de cena da Iconoclast. Mineira de nascimento, é uma diretora apaixonada por contar histórias.

Iconoclast anuncia diretora de cena

Belle de Melo é a nova diretora de cena da Iconoclast. Mineira de nascimento, é uma diretora apaixonada por contar histórias. Com grande influência das