ABO2O anuncia novo Comitê de Dados Abertos e Digitalização

A ABO2O (Associação Brasileira Online to Offline), anuncia a criação do Comitê de Dados Abertos e Digitalização, liderado por Luisa Feyo.

A ABO2O (Associação Brasileira Online to Offline), entidade que representa mais de 150 plataformas digitais no Brasil, anuncia a criação do Comitê de Dados Abertos e Digitalização, liderado por Luisa Feyo. A especialista, que atualmente ocupa o cargo de Public Policy Manager da Quicko, afirma que o Comitê tem como principal objetivo formar repositório de conhecimento e boas práticas para a melhoria da digitalização e transparência dos dados abertos e processos públicos no Brasil. “Desta maneira poderemos contribuir e promover o debate regulatório para consolidar o uso de dados abertos e digitalização na esfera governamental, além de apoiar a elaboração de políticas públicas que tragam tração à inovação na realidade brasileira”, explica.

O Brasil recebeu recentemente o título de 7ª nação mais digitalizada do mundo e têm, na sua estrutura organizacional, uma secretaria destinada exclusivamente para promover essa bandeira como pilar para políticas públicas de desenvolvimento. No entanto, segundo Luisa, ainda existe um longo caminho para que o setor governamental incorpore efetivamente os princípios da inovação.

“A digitalização de processos e atividades governamentais é extremamente relevante para o aumento da eficiência da máquina pública e para a promoção de novas soluções que atendam cada vez melhor os cidadãos. A abertura de dados públicos governamentais promove não apenas a transparência, mas também oferece às empresas e organizações não governamentais insumos para a proposição de novas soluções em estruturas que fomentem a inovação no atendimento ao público (principalmente quando se tratar de serviços públicos)”.

Luisa Feyo Guimarães Peixoto é Gerente de Políticas Públicas e Especialista em Mobilidade na Quicko. Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com Mestrado em Transporte e Planejamento de Cidades pela UCL, em Londres, Luisa possui experiência na elaboração de políticas públicas de mobilidade atuando como urbanista na Prefeitura Municipal de Juiz de Fora e como Analista de Desenvolvimento Urbano na WRI Brasil. Luisa acredita que apoiar o setor público na transformação digital e na abertura de dados é extremamente positivo para empresas de inovação, pois incentiva a competitividade e o empreendedorismo, além de abrir novas possibilidades de negócios.

Alguns dos principais tópicos que serão debatidos no Comitê criado pela ABO2O são: Dados abertos e digitalização dos sistemas e serviços públicos; Boas práticas e iniciativas internacionais de abertura de dados e digitalização governamental; Políticas públicas que promovam a acessibilidade e universalização para a digitalização e transparência dos processos e informações públicas; Participação e parceria do setor privado para a inovação e surgimento de soluções para a população e poder público; entre outros.

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/veiculos/mercado/abo2o-anuncia-novo-comite-de-tecnologia-liderado-por-gulherme-kato/

https://marcaspelomundo.com.br/