MarcasPeloMundo_branco

Mudança de hábito

Mudança de Hábito, por Daniel Aguado

Historicamente, o trabalho de marketing é associado a algumas mudanças no comportamento de consumo das pessoas. Parte desse vínculo é ocasionado pela publicidade, que tem um papel essencial na geração da demanda por produtos e serviços. No entanto, apesar de manter essa característica como um atributo dos projetos que realizam, os profissionais de marketing e de comunicação ganharam uma aliada muito poderosa e eficiente: a tecnologia.

Com o uso das inúmeras ferramentas disponíveis no mercado, seguramente, é possível alterar qualquer hábito de consumo. Não estou brincando! Trouxe essa reflexão para o Marcas pelo Mundo após ler uma matéria no Estadão sobre um site japonês chamado DQN Today, que mapeia lugares com crianças barulhentas e vizinhos bagunceiros. Imagina o impacto que essa informação tem sobre o setor imobiliário? Ao longo do tempo, a depender do sucesso do site, será possível encontrar anúncios de imóveis com as avaliações postadas no DQN indicando a reputação da vizinhança, por exemplo.

É um caminho sem volta. Pedimos comida pelo Ifood, alugamos apartamentos pelo Quinto Andar, agendamos o barbeiro pelo Booksy, controlamos a lavadora de roupas pelo SmartThings, guardamos nossa CNH na Carteira Digital e por aí vai. Em muitos casos, tudo na palma da mão, direto da tela do nosso smartphone. Para algumas pessoas, o uso excessivo dessas tecnologias no dia-a-dia pode ser estressante, no entanto, a grande maioria da população incorpora rapidamente essas inovações e aproveita o tempo livre gerado com tantos aplicativos para realizarem àquelas atividades que trazem satisfação pessoal e bem estar. E, como resultado, mudam com mais velocidade os seus antigos hábitos de consumo.

Por isso, se você é um profissional de marketing e comunicação, deve ficar muito atento a essas inovações. Afinal, é bem provável que algumas delas farão seus clientes repensarem a relação de consumo com a sua marca!

Por: Daniel Aguado – Diretor de Marketing do Poliedro Educação

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/daniel-aguado-1b7b229/

 

Leia outros artigos de Daniel Aguado:

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/voltsvagen-e-a-busca-pelo-viral/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/quando-e-hora-de-mudar/

https://marcaspelomundo.com.br/opiniao/por-uma-publicidade-livre-pujante-transparente-etica-e-responsavel-2/