Festival de Cannes ou Ilha de Caras? por Daniel Aguado

Festival de Cannes ou Ilha de Caras? por Daniel Aguado

Não quero parecer inconveniente ou, até mesmo, amargurado por não ter sido convidado para a festa. No entanto, para quem teve a oportunidade de acompanhar a participação de inúmeros executivos de marketing – anunciantes, agências e veículos de comunicação – pelas redes sociais, como eu, é possível que tenha se questionado: o que eles estavam fazendo por lá?

A reflexão é importante, pois ao exibirem uma avalanche de posts sobre as festas, os passeios em iates, os litros e mais litros de Champagne, dentre tantas outras delícias que a Côte d’Azur oferece; tendemos a reforçar um conceito muito consolidado no mercado corporativo sobre a alienação do marketing dos problemas reais das organizações. Quem nunca escutou ao longo da carreira: “vocês do marketing vivem em festas e em eventos, quase não trabalham”?

Uma pena esse efeito colateral de um momento tão importante da nossa atividade, especialmente, por reconhecer os projetos mais criativos e mais efetivos no mundo da comunicação, bem como, um espaço para a troca de conhecimentos e o compartilhamento de tendências. Infelizmente, vivemos num mundo onde o “ser” e o “parecer” ainda são bastante relevantes na construção das percepções externas.

Outro aspecto interessante desse festival é a ‘ressaca moral’ do after party e a infestação dos projetos de conteúdos com os melhores momentos do evento. Nesse caso, a edição permite focar apenas naquilo que estava sendo discutido dentro das plenárias, sem aparecer, ao menos, uma Veuve Clicquot ao fundo das imagens.

Não é para acabar com a festa de ninguém, mas para alertar sobre como alguns comportamentos podem, direta ou indiretamente, afetar a reputação de toda uma categoria de excelentes profissionais que, certamente, atuam de forma muito efetiva para para o sucesso das organizações e dos clientes. Afinal, no dia-a-dia, não há qualquer glamour nisso!

Por Daniel Aguado | http://danielaguado.com.br

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/daniel-aguado-1b7b229/

 

Leia outros artigos:

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/a-mitologia-da-lei-rouanet/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/pega-na-mentira/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/esg-alem-do-marketing/