MarcasPeloMundo_branco

Cannes Lions 2022 – “Você tem que medir uma ideia pelo impacto que ela gerou”, Beto Fernandez

No Festival de Cannes 2022, conversamos com o criativo Beto Fernandez, fundador da Activista, sobre a campanha “Don’t Choose Extinction”.

Conversamos com o criativo Beto Fernandez, fundador da Activista, sobre a campanha “Don’t Choose Extinction” (“Não escolha a extinção”, em tradução livre), que visa conscientizar o quanto os combustíveis fósseis são poluentes ao nosso planeta.

Para levar um assunto tão sério em pauta e reforçar que ser extinto é algo negativo e causar a extinção de sua espécie é ainda pior, a agência escalou dinossauro, apelidado de Frankie. Assista!

Comentando sobre um dos principais temas discutidos ao longo do evento, o fundador da Activista falou sobre a campanha feita para a UNDP, que teve um importante impacto ao redor do mundo: “O Festival de Cannes está sendo muito interessante para nós da Activista, que trabalhamos muito com ideias com propósito e muita coisa para sustentabilidade, e foi interessante ver que o Festival está trabalhando muito este lado. São muitos seminários, pautas, que estão atraindo muita gente para discutir esse tema e é muito importante que nossa indústria comece a abraçar a questão da sustentabilidade. Um dos projetos que fizemos e acabou fazendo muito barulho, foi o ‘Don´t choose exctintion’, da UNDP (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), que fizeram uma investigação profunda sobre qual deveria ser o grande tema que deveriam focar para trabalhar na questão climática. E eles chegaram na conclusão que a coisa mais importante e dramática que devemos atacar é o subsídio de combustível fóssil, que é responsável por mais de 60% do impacto climático. Nós precisamos parar de usar o dinheiro dos nossos impostos para fazer com que a gasolina e a produção de plástico sejam baratas e usá-lo para ajudar gente que não tem água, que não tem um lugar decente para viver. Essa troca precisa acontecer. E nossa ideia era transformar um assunto que não é palatável, não é fácil, em algo que as pessoas possam entender rapidamente. Então, ao invés de falar de uma maneira complicada e preocupante, como as pessoas veem nas notícias todos os dias, usamos uma abordagem de  entretenimento. Então pensamos no dinossauro ‘Frankie’, um especialista em extinção, que nos avisa que estamos pagando, financiando para que algo acabe conosco, o nosso próprio meteoro”.

Ainda falando sobre a campanha, Beto Fernandez falou sobre o impacto causado ao redor do mundo, com importantes resultados a serem comemorados: “A campanha acabou sendo tremendamente compartilhada no mundo todo, com mais de 1,8 bilhões de views. E o mais importante era gerar conversa e opinião pública, para criar pressão em líderes políticos e para chegar no COP 26, sendo impossível de desviar do assunto, como aconteceu nos outros 25 encontros climáticos. Nosso objetivo era fazer com que um assunto chato e complicado fosse falado no mundo todo e conseguimos colocar o combustível fóssil na agenda do encontro climático e transformar isso em compromisso dos países”.

A campanha foi dublada em diversos países. Aqui no Brasil, a comunicação ganhou a voz do cantor Milton Nascimento. Veja a campanha na íntegra:

A cobertura do Festival de Cannes 2022 tem o apoio de LG Electronics do Brasil, Três Meios, especializada em planejamento e gestão de mídia OOH e E-Content Lab, um laboratório de conteúdo digital que atua como agência e produtora.

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/cannes-lions-2022-balanco-da-categoria-creative-data-com-glaucia-montanha/

https://marcaspelomundo.com.br/