MarcasPeloMundo_branco

Cannes Lions 2022 – Balanço da categoria Creative Data, com Glaucia Montanha

No Festival de Cannes 2022, o Marcas pelo Mundo conversou com Glaucia Montanha, diretora geral da Convert e jurada de Creative Data.

Nos corredores do Palais des Festival, durante o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions 2022, o Marcas pelo Mundo conversou com Glaucia Montanha, Head de Digital Business e Mídia da Artplan e Head da Convert e jurada de Creative Data do Cannes Lions, que fez um balanço de sua categoria. Assista!

A categoria Creative Data, que Glaucia Montanha foi jurada, recebeu 29 inscrições de trabalhos brasileiros. O Brasil teve 4 peças finalistas, que resultaram em dois Leões de Prata para o país.

Sobre o Festival de Cannes 2022, Glaucia comentou: “Foi uma experiência única, porque eu acredito que a categoria Creative Data será uma das principais categorias nos próximos dois, três anos. E qual foi o principal olhar em cima dela? Era muito sobre uma criação ou ideia a partir dos dados. Então foi muito bacana ver cases do Brasil lá dentro, e muito importante ver a maturidade dos diferentes países por lá. O que ganhou Grand Prix foi um case de crédito para mulheres, que surgiu por conta de um dado, de uma necessidade. E eu vi muito isso: ideias que nasceram a partir de dados. E o mais interessante é que não necessariamente as ideias são campanhas, elas são serviços, informações, aplicativos. Nós brasileiros tivemos dois Leões de Prata e alguns shortlists e foi muito legal ver cases de seu país e as pessoas os defendendo. É como se todos reconhecessem aquele trabalho de uma forma muito genuína. E vemos que o Brasil está caminhando e amadurecendo. Quando olhamos, vemos muitas oportunidades para o país, e vemos que estamos muito próximo da maturidade digital”.

Montanha ainda comentou sobre os aprendizados que leva do evento, falando sobre a perspectiva adquirida em relação ao processo das empresas em suas coletas de dados para a formação de campanhas e criação de produto e ideias: “Uma coisa importante que eu levo daqui é que tudo o que eu vi é muito sobre empatia. Como eu me coloco no lugar daquela audiência para entender como minha marca vai se conectar com ela, e poder trazer alguma coisa que seja relevante. Foi um aprendizado muito profundo sobre isso. Outra coisa foi ver como nós temos culturas diferentes e também como usamos os dados de maneiras diferentes dos outros países. Conseguimos enxergar uma maturidade muito bacana sobre dados que não é somente sobre o digital. Nós focamos muito tempo na coleta de dados. Depois, nós ficamos muito focados em traduzi-los e gerar insights para a formação de campanhas. Então o que eu acho que precisamos evoluir agora é na captação de dados para a geração de ideias. Afinal, dados nós temos de monte. Agora estamos em um caminho evolutivo em relação a isso, e precisamos investir em talentos, olhar para isso como um investimento. Os dados são um patrimônio das empresas, e se não investirmos, teremos muita dificuldade em chegar em produtos e gerar ideias bacanas”.

Vencedores brasileiros:

Os dois trabalhos premiados do Brasil são:

Leão de Prata – The Real Airdrop, cliente Garena – Free Fire, Agência AKQA

Leão de Prata – Black Characters, cliente Revista Raça, agência FCB Brasil

Grand Prix

Data Tienda – cliente We Capital, agência DDB México

 

A cobertura tem o apoio de LG Electronics do Brasil, Três Meios, especializada em planejamento e gestão de mídia OOH e E-Content Lab, um laboratório de conteúdo digital que atua como agência e produtora.

Leia mais sobre o Festival: https://marcaspelomundo.com.br/destaques/momento-cannes-lions-2022-foi-uma-edicao-revolucionaria-marcamos-uma-historia-heloisa-santana/.