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Bom dia, Verônica

TV - Bom dia, Verônica - artigo de Daniel Aguado

A produção brasileira do Netflix, Bom dia,Verônica tem arrebatado fãs e críticas positivas ao redor do mundo. Com uma trama frenética, muita violência e um elenco bem afinado, a série demonstra a força e o alcance das plataformas de streaming, a cada dia mais consolidadas nos hábitos dos consumidores.

Logo após a sua estreia na plataforma, também começaram os boatos sobre o roteiro da série ter sido oferecido em primeira mão à TV Globo e à sua plataforma de streaming, o Globoplay. Segundo algumas publicações especializadas, o grupo carioca avaliou que o conteúdo não era adequado a seu portfólio e, por isso, declinou o projeto. Agora, com o sucesso da produção no seu principal concorrente, a dúvida que fica é se a direção da Globo está arrependida da sua escolha.

Pessoalmente, acredito que não haja arrependimentos. É muito comum nas empresas, existirem processos de decisão como esse e, neste contexto, os profissionais de marketing podem atuar de maneira ainda mais estratégica, apoiando as suas respectivas marcas nessas delicadas escolhas, buscando basear todas as decisões em fatos e dados concretos.

Afinal, por que a Globo descartou Bom dia, Verônica? Muitos fatores podem ter levado a essa decisão, mas existem dois que considero essenciais: a marca e a audiência. No contexto da marca, ao assistir a série, fica difícil imaginar como a Globo adequaria seu reconhecido padrão de qualidade a uma história tão violenta. Haveria um risco alto do conteúdo virar um grande dramalhão. Sob o aspecto da audiência, tanto a TV aberta quanto a plataforma de streaming da Globo, possuem características mais abrangentes de público, o que aumentariam as chances de rejeição ao produto.

Enfim, a ideia de trazer esse tema para o Marcas pelo Mundo é apenas para refletirmos sobre as nossas decisões e, além disso, avaliarmos estrategicamente se determinado produto faz sentido à sua marca e a seus consumidores. Todos adoram ter um grande sucesso de vendas no portfólio, mas vale a pena romper com uma estratégia de marca bem sucedida para isso? Consistência nas escolhas ainda é um ótimo diferencial.

Por: Daniel Aguado – Diretor de Marketing do Poliedro Educação

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/daniel-aguado-1b7b229/

 

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