No Cannes Lions 2025, o Grand Prix da categoria Creative Commerce foi para a campanha “Preserved Promos”, da VML New York para a Ziploc, reconhecida mundialmente por seus produtos para conservação de alimentos. A ideia deu uma nova vida aos cupons que já tinham passado da validade, permitindo que os consumidores renovassem seus descontos. Assim, todo mundo saiu ganhando: clientes aproveitaram ofertas que achavam perdidas e os varejistas tiveram um boost nas vendas. Uma solução criativa que mudou a forma de usar cupons nos EUA.
A proposta da campanha, que contou com o apoio de influenciadores digitais, foi simples e inteligente: os consumidores eram direcionados a um microsite onde podiam escanear seus cupons expirados e, automaticamente, gerar novos códigos válidos para uso em mais de 80 redes varejistas nos Estados Unidos, em a necessidade de usar os papéis originais nas lojas onde os cupons foram emitidos. A condição para ter acesso a essa extensão de validade era a compra de produtos Ziploc, que simbolicamente “preservam” o benefício assim como ajudam a conservar os alimentos.
Entre os brasileiros envolvidos na criação estão Rafael Pitanguy, da VML, e Adriano Matos, da Ogilvy (ambos integrantes do grupo WPP), reforçando a participação nacional em um dos cases mais inovadores da edição.
Segundo Gabriel Schmitt, presidente do júri e Chief Creative Officer global da Grey, a escolha do Grand Prix para “Preserved Promos” foi unânime: “É uma campanha corajosa, escalável, que gera orgulho por fazer parte da indústria que cria ideias assim.” O júri destacou o conceito completo, que une inovação, impacto comercial e relevância para o consumidor. Confira o case:
Como funcionou a “Preserved Promos”
No cerne da campanha estava um insight poderoso: muitos consumidores perdiam benefícios ao não conseguir usar cupons dentro do prazo de validade. A solução? Transformar esse problema em oportunidade, promovendo uma experiência de comércio que alavancasse vendas e fidelização.
Por meio do microsite mobile-first, o usuário escaneava o cupom expirado, validava seu código e recebia um novo para usar em compras futuras. A condição para resgatar a oferta era a inclusão de produtos Ziploc no carrinho, ressaltando o papel da marca como parceira no ato de preservar não só alimentos, mas também economias.
Resultados expressivos para a marca e varejistas
A “Preserved Promos” conquistou números que comprovam sua efetividade:
-
+61% de Share of Voice: aumento significativo da presença da Ziploc na conversa do mercado.
-
5% de aumento nas vendas: crescimento real impulsionado pela campanha.
-
+14% novos compradores: atração de um público relevante para a marca.
-
+49% taxa de resgate dos cupons: demonstração de engajamento forte dos consumidores.
Mais de 80 redes varejistas, abrangendo mais de 65 mil lojas físicas nos EUA, foram impactadas positivamente, conseguindo reter clientes que poderiam desistir por conta de cupons expirados.
Parcerias que fizeram a diferença
Além da VML New York, participaram da execução do projeto outras agências e parceiros do grupo WPP, como OMD USA Chicago (planejamento de mídia), Zeno Group Chicago (relações públicas), e Obvously New York (produção digital). Essa colaboração integrada foi fundamental para o sucesso da ação em múltiplos canais, garantindo uma experiência fluida e de alto impacto.
O Marcas pelo Mundo segue em transmissão ao vivo direto do Cannes Lions 2025, o maior festival global de criatividade publicitária. Fique por dentro de todas as novidades, prêmios e destaques com a gente!
A cobertura do Marcas pelo Mundo no Cannes Lions 2025 é patrocinada por Lew’Lara/TBWA, Artplan, JNTO, Central de Outdoor e Vox Haus.
Mais informações e notícias em:
https://marcaspelomundo.com.br/categorias/coberturas-especiais/cannes/