Cannes Lions 2025 – “Shot on iPhone”: quando milhões de fotos feitas por usuários renderam um Grand Prix de Creative Effectiveness à Apple

Cannes Lions 2025 – “Shot on iPhone” rende Grand Prix à Apple
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

Quem diria que um clique no celular renderia um Grand Prix? Pois foi exatamente isso que aconteceu com a campanha “Shot on iPhone”, da Apple, criada pela TBWA Media Arts Lab, de Los Angeles. No Cannes Lions 2025, ela levou o cobiçado Grand Prix de Creative Effectiveness, celebrando dez anos de criatividade na palma da mão e, claro, números de respeito que provam que sim, dá pra fazer branding de peso com a câmera do celular.

Desde seu lançamento em 2015 com a campanha “World Gallery”, que usava fotos reais feitas por usuários para OOH (out of home), o “Shot on iPhone” evoluiu para um movimento cultural. A Apple encorajou seus consumidores a produzirem conteúdo com a câmera do iPhone, revolucionando a forma de comunicação visual da marca. O case destaca números impressionantes: mais de 14 bilhões de visualizações, 265 milhões de engajamentos no Instagram oficial da Apple e uma subida de 5 pontos percentuais no market share.

A campanha também conquistou a percepção e consideração de compra entre o público, especialmente entre os jovens americanos: hoje, 88% dos jovens nos EUA usam iPhone. Parcerias com celebridades e ícones da cultura jovem como Selena Gomez, The Weeknd e Olivia Rodrigo deram ainda mais visibilidade ao projeto. Diretores renomados, incluindo Kathryn Bigelow, Damien Chazelle, Lulu Wang e Jason Reitman, utilizaram o iPhone para criar filmes, reforçando a versatilidade e inovação da campanha.

Em 2017, a Apple criou um perfil no Instagram inteiramente dedicado ao movimento, o #ShotoniPhone, que segue inspirando usuários a capturar e compartilhar suas histórias em fotos e vídeos. Confira um case:

O júri da categoria, presidido por Andrea Diquez, CEO global da Gut, também premiou o Brasil com duas medalhas de prata, entregues a campanhas da Samsung e do Mercado Livre. Ao todo, seis cases brasileiros foram finalistas na disputa dos Leões, evidenciando a força e criatividade do mercado nacional.

“Acredito na criatividade humana, que tem a capacidade de fazer chorar, sorrir, se apaixonar, e de endereçar soluções para os negócios”, comentou Tor Myhren, vice-presidente de comunicação e marketing da Apple, em painel realizado no Lumière Theatre, em Cannes.

Marcas pelo Mundo segue em transmissão ao vivo direto do Cannes Lions 2025, o maior festival global de criatividade publicitária. Fique por dentro de todas as novidades, prêmios e destaques com a gente!

A cobertura do Marcas pelo Mundo no Cannes Lions 2025 é patrocinada por Lew’Lara/TBWA, Artplan, JNTO, Central de Outdoor e Vox Haus.

Mais informações e notícias em:
https://marcaspelomundo.com.br/categorias/coberturas-especiais/cannes/

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp