Cannes Lions 2025 – Miami Ad School Brasil vence Future Lions 2025 com projeto para Greenpeace

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

A criatividade brasileira brilhou mais uma vez em Cannes. A Miami Ad School Brasil foi uma das quatro vencedoras do Future Lions 2025 com o projeto “Noama Paddles”, desenvolvido para o Greenpeace. A premiação, organizada anualmente pela AKQA em parceria com o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, reconhece ideias ousadas e inovadoras de jovens criativos do mundo todo — e nesta 20ª edição, um dos troféus foi para o Brasil.

A iniciativa vencedora é assinada pelos alunos Breno Bonelli, Gabriel Lyra, Giulia Rebello, Marina Quadros e Yago Meneses, sob orientação de Filipe Sanches. Combinando tecnologia, impacto social e uma abordagem cultural sensível, o projeto teve como foco um grave problema ambiental: a contaminação de rios por mercúrio em territórios Yanomami.

Um remo contra a poluição

O “Noama Paddles” é um remo criado com tinta sensível ao mercúrio, que muda de cor ao entrar em contato com águas contaminadas. Inspirado na cultura Yanomami, o objeto permite que comunidades indígenas detectem riscos à saúde em tempo real, além de expor crimes ambientais muitas vezes invisíveis para as autoridades e para a sociedade.

A proposta do grupo se destaca não apenas pela criatividade, mas pela viabilidade e impacto social. É um exemplo claro de como design, tecnologia e empatia podem se unir para criar soluções reais para desafios urgentes. “No ano do Brasil, tínhamos que ter uma escola brasileira. Uma ideia simples, que combina criatividade e tecnologia, e é escalável”, afirma Paulo André Bione, sócio-diretor acadêmico da Miami Ad School Brasil. Confira vídeo:

Reconhecimento global e impacto educacional

Além do prêmio para “Noama Paddles”, a rede Miami Ad School foi nomeada School of the Year 2025, reconhecimento concedido à instituição que mais se destacou globalmente na formação da nova geração de líderes criativos. Esta é a sétima vez que a escola conquista o título, reforçando seu papel como referência internacional na área de publicidade e comunicação.

Com presença em 10 países, a Miami Ad School promove a capacitação de talentos por meio de bolsas de estudo, mentoria, integração de IA e parcerias com a indústria. Trabalhando com briefings reais e tecnologias emergentes, a escola se consolida como um celeiro de inovação, preparando os alunos para transformar ideias em soluções concretas.

Cannes Lions 2025 - Miami Ad School Brasil vence Future Lions 2025 com projeto para Greenpeace

Outros vencedores do Future Lions 2025

Além da campanha brasileira, o Future Lions 2025 premiou outras três propostas que combinam criatividade, tecnologia e propósito:

  • “Rewrite” – Desenvolvida pela Brother School of Creatives, de Madri, para a Adobe, a ferramenta auxilia pessoas com Parkinson a restaurar sua caligrafia original, preservando identidade e apoiando o tratamento da doença.

  • “SkinID” – Criada pela Berghs School of Communication, da Suécia, para a Apple, transforma o Face ID em um scanner de pele capaz de detectar sinais iniciais de câncer, integrando saúde ao cotidiano.

  • “Text Layer” – Projeto da Sookmyung Women’s University, da Coreia do Sul, também para a Apple, é uma ferramenta de acessibilidade que usa rastreamento ocular para ajustar cores e melhorar a legibilidade para pessoas com dislexia visual.

Duas décadas de ideias transformadoras

Em sua 20ª edição, o Future Lions se consolida como um dos eventos mais relevantes para a descoberta de novos talentos na publicidade mundial. A competição desafia jovens a pensar além do possível — buscando soluções que não existiam há três anos e que hoje impactam positivamente o mundo.

Segundo Peter Lund, global chief creative officer da AKQA, os vencedores deste ano são exemplo de como a nova geração aplica criatividade a questões urgentes da humanidade. “Future Lions sempre desafiou normas e reinventou possibilidades. Estes vencedores provam que o futuro está em boas mãos.”

A cobertura do Marcas pelo Mundo em Cannes tem o patrocínio de Lew’Lara/TBWA, Artplan, JNTO, Central de Outdoor e Vox Haus.

Leia outras notícias: https://marcaspelomundo.com.br/categorias/coberturas-especiais/cannes/

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp