A Unilever percebeu que seus consumidores ao redor do mundo já usavam a Vaselina de formas criativas, como primer de maquiagem, hidratante labial e até truque para amenizar comidas apimentadas. Inspirada por essas descobertas e a partir da escuta ativa da comunidade digital, a marca decidiu testar esses usos em laboratório e criou o selo “Verified” para validar as aplicações eficazes do produto. Essa iniciativa deu origem à campanha “Vaseline Verified”, criada pela Ogilvy Singapura, que conquistou o Grand Prix na categoria Health & Wellness do Cannes Lions 2025.
Em paralelo, a marca também usou bom humor para desmistificar usos indevidos, como a aplicação do produto como lubrificante sexual, com a campanha “It’s Not What You Think”, em ativações impactantes em OOH e DOOH em Londres.
Para o lançamento global de Vaseline Verified, a Unilever apostou em marketing de influência. Um dos destaques foi a colaboração com o diretor e criador de conteúdo Cole Walliser, que resgatou a estética “glamour hollywoodiano” ao aplicar Vaselina na lente da câmera para criar efeitos visuais.
Outro momento de destaque foi a parceria com Flamin’ Hot®, que lançou um pack promocional com snacks apimentados e Vaselina, incentivando o “Vaseline Heat Hack”: aplicar o produto nos lábios antes de consumir alimentos picantes, reduzindo a ardência.
Alguns dos hacks verificados promovidos pela marca incluem:
-
Tingir o cabelo: aplicar Vaselina ao longo da linha do cabelo para evitar manchas indesejadas de tintura.
-
Domar Barbas e Fios Rebeldes: usar Vaselina para modelar e controlar pelos faciais e fios soltos.
-
Remover Anéis ou Pulseiras Presos: passar Vaselina ao redor para facilitar a remoção.
-
Cuidados com Couro: hidratar e proteger itens de couro, como sapatos, bolsas e móveis.
-
Prevenir Assaduras ou Bolhas: aplicar Vaselina em áreas propensas durante atividades físicas para proteção e alívio.
A Vaselina incentiva consumidores de todo o mundo a compartilhar seus próprios hacks nas redes sociais, reforçando a mensagem da campanha sobre criatividade e comunidade. Ao verificar essas dicas, a marca reafirma seu compromisso com a inovação e a praticidade no dia a dia.
A campanha teve estreia global em abril, com ativações em mercados como Reino Unido e África do Sul, além de grande visibilidade nas ruas de Londres. No digital, a marca continua incentivando a participação da comunidade com as hashtags #VaselineVerified e #ItsAVaselineWorld, disponíveis em playlists no TikTok e YouTube. Confira vídeo da campanha:
“Queremos valorizar os usos reais da Vaselina na vida das pessoas, reforçando a confiança na marca com ciência, criatividade e colaboração”, afirmou Purnima Lamba, VP global de Vaseline.
O case Vaseline Verified da Unilever contou também com uma forte presença brasileira na ficha técnica. Estão entre os líderes do projeto Marco Versolato (CCO da WPP@Unilever Singapura), Nathalia Amadeu (Global Brand Director de Vaselina) e Leandro Barreto (CMO Beauty & Wellbeing da Unilever).
A cobertura do Marcas pelo Mundo em Cannes tem o patrocínio de Lew´Lara/TBWA, Artplan, JNTO, Central de Outdoor e Vox Haus.
Leia outras notícias: https://marcaspelomundo.com.br/categorias/coberturas-especiais/cannes/