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Cannes Lions 2024 – Africa Creative e FCB obtêm dois leões de bronze em Health & Wellness

Cannes Lions 2024 - Africa Creative e FCB obtêm dois leões de bronze em Health & Wellness
O Brasil foi premiado com dois Leões de Bronze na categoria Health & Wellness do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions. Os projetos vencedores são: “The Shameless Pad”, da FCB Brasil para Intimus, e “The Cure”, da Africa Creative para Editora Taverna.
A categoria Health & Wellness recebeu 1.252 inscrições globalmente, das quais o Brasil participou com 66 peças. Quatro trabalhos brasileiros foram selecionados para o shortlist.

Confira as campanhas abaixo:

The Shameless Pad – Intimus –  FCB Brasil – Leão de Bronze

A campanha “The Shameless Pad” da Intimus, marca de higiene menstrual da Kimberly-Clark, levou o Leão de Bronze por desafiar os estigmas em torno da menstruação. A iniciativa criada pela FCB Brasil destacou-se pela originalidade e impacto social, trazendo à tona um tema muitas vezes relegado a conversas privadas. Em parceria com atletas femininas que competiram durante seus períodos menstruais, a campanha exibiu absorventes estampados em camisetas durante jogos transmitidos ao vivo na TV nacional, normalizando a menstruação e combatendo a vergonha que muitas meninas e mulheres ainda sentem.

No Brasil, onde o machismo é arraigado, muitas jovens enfrentam preconceitos diários relacionados à menstruação. Uma pesquisa de 2021 pela UNICEF e U-Report Brasil revelou que 62% das meninas brasileiras entre 13 e 24 anos já faltaram à escola devido ao ciclo menstrual e 73% se sentiram envergonhadas em público durante este período. A campanha da Intimus levou a discussão para o palco nacional, estreando durante uma partida de vôlei e incitando curiosidade e debates nas redes sociais, com comentaristas esportivos ajudando a esclarecer o propósito da ação.

 Brasil conquista dois leões de bronze em Health & Wellness

A estratégia meticulosa envolveu análise de dados sobre o envolvimento de meninas adolescentes com esportes e a seleção de atletas de destaque para transmitir a mensagem “Com ou sem menstruação, ela pode”. Os resultados foram impressionantes, com a campanha alcançando 426 milhões de impressões e a Intimus tornando-se a marca mais associada ao combate ao estigma menstrual, além de ser a favorita entre a Geração Z. As vendas aumentaram em 19% e a campanha se tornou a mais compartilhada da história da marca.

 

The Cure – Editora Taverna – Africa Creative – Leão de Bronze

A campanha cinematográfica “The Cure”, criada pela Africa Creative para a Editora Taverna, também conquistou o Leão de Bronze, destacando-se pela produção meticulosa, ambientação histórica e relevância social. O filme denuncia as crueldades das terapias de conversão sexual, expondo uma realidade perturbadora que ainda persiste.

 Brasil conquista dois leões de bronze em Health & Wellness

Inspirado na década de 1930, o filme foi rodado em um antigo hospital desativado, com tipografia criada em máquina de escrever para intensificar o sentimento retrô. A filmagem em 35mm capturou a realidade texturizada daquela época, enquanto o roteiro, baseado em relatos médicos reais, diagnosticava pacientes como doentes por sua orientação sexual. A trilha sonora reforça a sensação de tortura enfrentada por indivíduos LGBTQIAP+ submetidos à terapia de conversão.

Embora métodos de conversão de orientação sexual tenham sido proibidos pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) desde 1999, essas práticas ainda não são consideradas crime. A campanha apoia o projeto de lei 5034/2023, que visa criminalizar essas terapias. Uma pesquisa revelou que 1 em cada 3 terapeutas propõe mudar a orientação sexual de seus pacientes.

 Brasil conquista dois leões de bronze em Health & Wellness

O filme retrata os tratamentos de conversão realizados no hospital psiquiátrico Manicômio Pinel, com cenas de eletrochoque, convulsões induzidas e inspeções invasivas. Em uma reviravolta, mostra que a tortura continua nos dias de hoje nos consultórios de psicólogos. A narrativa envolve o espectador como observador e participante, promovendo uma compreensão profunda dos temas retratados e incentivando a reflexão sobre a continuidade dessa prática.

O filme foi criado em colaboração com a agência de publicidade Africa Creative (Agencia Africa), sediada em São Paulo, que faz parte da DDB Worldwide do Grupo Omnicom.

 

Mesmo tendo grandes chances de ter levado melhores posições, as campanhas brasileiras trouxeram pontos muito importantes para a categoria de Health & Wellness. E para mostrar, trouxemos aqui também qual foi o Grand Prix da categoria:

 

The Last Barf Bag – Dramamine – FCB Chicago – Health & Wellness – Grand Prix

Além dos dois Leões conquistados pelo Brasil, a campanha “The Last Barf Bag: A Tribute to a Cultural Icon” da Dramamine, criada pela FCB Chicago, levou o Grand Prix. Celebrando o fim da necessidade dos sacos de vômito graças à eficácia do medicamento, a campanha inclui um documentário que explora o universo dos sacos de vômito, desde colecionadores excêntricos até histórias reais de enjoo.

 Brasil conquista dois leões de bronze em Health & Wellness

A Dramamine, marca líder em prevenção de náuseas nos EUA, é tão eficaz que eliminou a necessidade dos sacos de vômito. O documentário estreou em uma exposição de museu em Nova York, com uma plataforma de e-commerce vendendo sacos reutilizados como itens úteis, demonstrando o impacto da Dramamine de maneira inesperada.

A campanha gerou mais de 660 milhões de impressões em três semanas, com um aumento de 26% nas vendas na Amazon. A exposição atraiu mais de 200 visitantes, incluindo influenciadores e personalidades da mídia, e o documentário está competindo em festivais de cinema, como o Tribeca Festival. A campanha também superou as expectativas de engajamento nas redes sociais, aumentando a interação com a marca em 23%.

 Brasil conquista dois leões de bronze em Health & Wellness

O Marcas pelo Mundo no Cannes Lions tem o patrocínio de Artplan, B&Partners.co, Lew’Lara\TBWA, Vox Haus e World Creativity Festival.

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