MarcasPeloMundo_branco

Cannes Lions 2024 – Budweiser leva leões de ouro e prata em Audio & Radio

Cannes Lions 2024 - Budweiser leva leões de ouro e prata em Audio & Radio

O Brasil mostrou sua força no Cannes Lions 2024 ao conquistar três leões na categoria Audio & Radio Lions, incluindo dois prêmios para a campanha da Budweiser, “Uninterrupt ads” e um para a Billboard, “Rock DNA”.

Budweiser: “UninterruptAds “

A agência Africa Creative com seu trabalho ‘UninterruptAds’, garantiu Leões de Ouro e Prata para a marca Budweiser. Essa campanha inovadora transforma músicas que mencionam Budweiser em anúncios para a marca da Ambev, integrando de forma criativa o nome da marca nas letras das músicas. As produtoras envolvidas incluem La Carretera Filmes São Paulo, Modo Integrado de Produções São Paulo e Mugshot São Paulo.

Em uma era onde o streaming de áudio se tornou o novo rádio, UninterruptAds mergulha na essência das plataformas de áudio, destacando a relevância da Budweiser na música de maneira simples e poderosa: transformando músicas que mencionam a marca em anúncios no Spotify. Essa abordagem suave e não disruptiva melhora a experiência do ouvinte, enquanto o uso de dados de plataformas de streaming permite um direcionamento preciso, garantindo que os anúncios atinjam o público certo. Essa estratégia inovadora coloca a marca à frente em um cenário publicitário competitivo, revolucionando práticas tradicionais.

Cannes Lions 2024 - Budweiser leva ouro e prata em Audio & Radio

No Brasil, a música ocupa um lugar especial no coração das pessoas, transcendendo barreiras culturais, regionais e socioeconômicas. Do rap ao rock, os brasileiros têm um apetite insaciável por música de todos os gêneros. No entanto, como um país em desenvolvimento, o acesso a serviços de streaming premium como o Spotify ainda é um luxo para muitos. Como resultado, a maioria dos usuários depende da versão gratuita, que é inundada por aquela publicidade que fica interrompento o tempo todo a musica, se tornando um tema de conversa e motivo de muitas piadas e memes no meio dos amigos.

O UninterruptAds, tem com objetivo abordar essa questão oferecendo aos usuários do Spotify Free uma experiência mais agradável e contínua. Transformando músicas que mencionam “Budweiser” em anúncios que se integram organicamente às suas playlists, proporcionando uma alternativa aos anúncios tradicionais, garantindo que os usuários possam continuar desfrutando de sua música sem interrupções, ao mesmo tempo em que se envolvem sutilmente com a mensagem da marca. Confira vídeo da campanha:

A campanha oferece aos ouvintes uma experiência musical imersiva e contínua, integrando a marca Budweiser ao tecido de suas playlists ou estações de rádio favoritas. Conforme sintonizam, eles encontram músicas onde a Budweiser está integrada organicamente às letras. Inicialmente, os ouvintes podem nem perceber que estão ouvindo um anúncio, já que a presença da Budweiser se mistura à música que eles apreciam.

As menções à Budweiser na música parecem naturais e não intrusivas, melhorando o prazer geral da experiência. Seja durante o deslocamento, exercícios físicos ou relaxando em casa, os ouvintes abraçam a música com a marca, talvez até brindando com uma Budweiser ao ritmo.

Billboard: “Rock DNA”

Além disso, ‘Rock DNA’, da AlmapBBDO para Billboard, conquistou um Leão de Bronze. Produzido pela Acaca São Paulo e Punch Audio, este projeto desenvolveu uma ferramenta inovadora para rastrear a influência de Sister Rosetta Tharpe nas obras que moldaram a história do rock’n roll.

Através de um aplicativo, a campanha permite que os usuários analisem o quanto a influência da cantora e guitarrista Sister Rosetta Tharpe está presente em determinada música. Sister Rosetta é considerada a “Mãe do Rock,” mas sua importância muitas vezes é esquecida. “Rock DNA” mostra como o áudio pode ser usado para contar uma história de forma inesperada. O aplicativo analisa o som e revela a presença do DNA musical de Sister Rosetta Tharpe.

O rock tem um estereótipo: homens brancos e cabeludos. Quando se pensa em quem inventou o rock, nomes como Chuck Berry, Jerry Lee Lewis, Elvis Presley e Johnny Cash vêm à mente. Mas a “Rock DNA” joga luz sobre Sister Rosetta Tharpe, uma mulher negra pioneira do gênero que tocava guitarra elétrica e fazia todo mundo dançar ao som do rock and roll. Seu papel fundamental foi apagado da história, e a Billboard, que sempre a destacou em suas edições, criou a campanha para corrigir essa injustiça.

Como funciona o “Rock DNA”?

O usuário aproxima o dispositivo de uma fonte de som tocando música. Com um clique, o aplicativo começa a analisar a canção e revela a porcentagem da influência da “Mãe do Rock” presente nela. Confira vídeo completo da ferramenta:

Com campanhas inovadoras, a Africa Creative e a AlmapBBDO provam a força da publicidade brasileira no cenário mundial. O Marcas pelo Mundo no Cannes Lions tem o patrocínio de Artplan, B&Partners.co, Lew’Lara\TBWA, Vox Haus e World Creativity Festival.

Leia outras notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/categorias/coberturas-especiais/cannes/