Nesta quarta-feira, 19 de junho de 2024, o Brasil estabeleceu um recorde nas premiações até agora no Cannes Lions ao conquistar 11 Leões na categoria Direct Lions, que reconhece campanhas que se destacaram pela criatividade no marketing direto. Com 200 inscrições, esta categoria foi intensamente disputada pelos brasileiros, resultando na premiação de onze prêmios para o mercado nacional: seis medalhas de prata e cinco de bronze.
Confira mais detalhes das campanhas premiadas em Direct Lions:
‘Clean sponsorhip’, DM9 para Consul (Prata)
A campanha “Patrocínio Limpo” da Consul, criada pela agência DM9 da Whirlpool, focou nos jogos de futebol, um dos maiores ícones do Brasil, destacando os desafios enfrentados pelos clubes brasileiros para manter seus talentos frente às ofertas milionárias dos clubes europeus e sauditas. A Consul tornou-se patrocinadora do Juventus, histórico clube de São Paulo, optando por retirar todos os logos e patrocinadores das camisas, devolvendo aos torcedores a visão pura das cores e do brasão do clube que tanto amam. Para mais detalhes, confira também a notícia de que a campanha conquistou um Leão de Ouro na categoria Outdoor. Confira vídeo:
‘Ballboards’, GUT para Mercado Livre (Prata)
A campanha ‘Ballboards’, criada pela GUT São Paulo para o Mercado Livre, transformou os tradicionais painéis de publicidade no campo de futebol em participantes ativos do jogo, destacando o serviço de entrega rápida do Mercado Livre. Durante as finais do Campeonato Carioca, realizadas no icônico estádio do Maracanã, esses inovadores painéis não apenas retornaram as bolas rapidamente para o jogo, mas também exibiram mensagens integradas, como “Your ball has arrived”.
Com impacto significativo de mais de 120.782 espectadores ao vivo e 15 milhões de telespectadores, a campanha gerou 40 milhões de visualizações orgânicas em 48 horas, superando até mesmo os destaques do jogo. A iniciativa também ganhou reconhecimento internacional, com cobertura em 26 canais de mais de 20 países, alcançando 1,6 bilhão de impressões globais e US$ 6 milhões em mídia espontânea. O sucesso da estreia no Maracanã estabeleceu um precedente para a expansão dos Ballboards para torneios futuros, incluindo a Conmebol Libertadores. Confira:
‘Uninterruptad’, Africa Creative para Budweiser (Prata)
A campanha ‘UninterruptAds’ da Africa Creative transforma músicas que mencionam Budweiser em anúncios no Spotify, proporcionando uma experiência mais fluida aos usuários. Ao integrar de forma criativa o nome da marca nas letras das músicas, a iniciativa não apenas aprimora a experiência auditiva, mas também utiliza dados de plataformas de streaming para direcionar os anúncios com precisão.
Essa estratégia coloca a Budweiser à frente no cenário publicitário, adaptando-se ao comportamento do consumidor em um ambiente digital cada vez mais dominado pelo streaming de áudio. Para mais detalhes sobre esta campanha, confira o artigo sobre a “Uninterruptad”, que conquistou Leões de Ouro e Prata para a Budweiser na categoria de Áudio & Rádio no Cannes Lions 2024. Assista ao vídeo da campanha abaixo:
‘Thanks for Coke-creating’, VML SP, Kansas e NY para Coca-Cola (Prata e Bronze)
A campanha ‘Thanks for Coke-Creating’ da Coca-Cola, desenvolvida pela VML em Nova York, Kansas City e São Paulo, se destacou no Cannes Lions. Recebendo um Leão de Prata e Bronze na categoria Direct Lions hoje, a marca também foi premiada anteriormente com um Leão de Ouro e um Leão de Prata em Creative B2B. A iniciativa celebra interpretações criativas do logo da Coca-Cola encontradas globalmente, valorizando a cultura local de maneira única, e já havia conquistado um Leão de Ouro na categoria Industry Craft e um Leão de Prata em Print & Publishing nos dias anteriores do festival. Confira vídeo:
‘The Bald thru’, David SP para Burger King (Prata)
A campanha ‘The Bald Thru’, também conhecida como Calvo Drive-Thru no Brasil, da agência David SP para Burger King, inovou ao explorar de forma criativa a cultura da calvície, transformando a experiência no Drive-Thru da Burger King.
A estratégia foi simples: ao identificar uma conexão entre o Drive-Thru e um tipo específico de calvície, apelidado de ‘Bald Thru’, a campanha transformou cabeças calvas em ícones que remetem diretamente ao Drive-Thru da Burger King. A abordagem humorística da campanha não apenas capturou a atenção do público, mas também rendeu uma homenagem bem recebida à comunidade de calvos no Brasil, utilizando o humor de forma inteligente e respeitosa.
Com um público-alvo primário formado por homens com o tipo de calvície ‘Bald Thru’, a campanha expandiu seu impacto ao incluir todos os tipos de calvície como público secundário, além de qualquer pessoa que conhecesse indivíduos calvos. Isso resultou em uma participação recorde na promoção, com mais de 500.000 Whoppers distribuídos e um aumento de 193% no fluxo de pessoas nos Drive-Thrus da Burger King.
Além dos números impressionantes, a campanha gerou mais de 22.000 vídeos gerados pelo usuário e um crescimento significativo nas vendas, com um aumento de 32% nas vendas no Drive-Thru e 22% nas vendas gerais durante o período promocional. Confira vídeo da campanha:
‘Reviews’, Africa Creative para Heinz (Prata)
A campanha “Reviews For Naturalization” da Heinz criada pela Africa Creative busca auxiliar refugiados a se tornarem cidadãos naturalizados. A ação incentiva clientes de lanchonetes a deixarem comentários positivos sobre funcionários imigrantes, transformando esses feedbacks em recomendações para o processo de naturalização.
Atualmente, mais de 710 mil refugiados de países como Venezuela, Afeganistão e Ucrânia residem no Brasil, muitos trabalhando em hamburguerias. Conseguir as cartas de recomendação necessárias para o processo de naturalização pode ser desafiador para quem não possui redes de apoio locais ou enfrenta barreiras linguísticas.
Em parceria com o ACNUR, a Heinz utiliza sua rede de lojas físicas, aplicativos de entrega e mídias sociais para conscientizar e promover ação. No centro da campanha está o movimento “Nós empregamos um refugiado”, que celebra as contribuições desses trabalhadores. Confira o vídeo da campanha:
‘Blood aid’, DM9 para Dasa (Bronze)
A DM9 São Paulo, em colaboração com o Dasa Integrated Health System, conquistou um Leão de Bronze na categoria Direct Lions no Festival de Criatividade Cannes Lions 2024 pela campanha “Blood Aid”. Esta iniciativa utiliza tecnologia avançada para conectar doadores e receptores de sangue de maneira eficiente, aumentando a conscientização sobre a importância da doação de sangue e facilitando o processo. Como resultado, a campanha não apenas salvou vidas, mas também fortaleceu a saúde pública no Brasil.
A campanha “Blood Aid” realizada pela DM9 também conquistou um Leão de Bronze na categoria Design, já falamos aqui no Marcas pelo Mundo sobre a campanha. Leia a matéria completa para mais detalhes.
‘Rice of glory’, Grey São Paulo e Argentina para Super Extra (Bronze)
A campanha “Rice of Glory” da Super Extra, criada em colaboração entre a Grey São Paulo e Argentina, conquistou o Bronze na categoria Direct no Cannes Lions ao transformar o arroz comum em uma aventura. No Equador, onde o arroz é um ingrediente básico em todas as refeições, a Super Extra enfrentava uma forte concorrência de mais de 20 marcas que oferecem produtos semelhantes.
Para se destacar, eles inseriram criativamente grãos de arroz pintados à mão com prêmios especiais em suas embalagens, transformando a compra de arroz em uma emocionante busca para os consumidores. Essa abordagem não apenas destacou a qualidade do produto, mas também capturou ampla atenção e engajamento através das mídias sociais e canais tradicionais, impulsionando significativamente as vendas e a visibilidade da marca em um mercado competitivo. Confira o filme da campanha:
‘Audience delivery’, DM9 para iFood (Bronze)
A iFood, em parceria com o influenciador Casimiro, transmitiu ao vivo os 64 jogos da Copa do Mundo Feminina diretamente em seu aplicativo, atraindo uma audiência de 21 milhões de espectadores. A iniciativa, criada pela DM9, impulsionou um aumento de 23% nos pedidos dentro do app, destacando-se na categoria Entertainment Lions for Sport no Cannes Lions com um Leão de Prata. A campanha não apenas promoveu o futebol feminino e apoiou a seleção brasileira, mas também revitalizou o interesse público pelo esporte no país. Para mais detalhes da campanha, leia sobre os ganhadores da categoria Entertainment Lions for Sport. Confira vídeo:
‘Trucker napp’, AlmapBBDO para Volkswagen e Livelo (Bronze)
A campanha ‘Trucker Napp’ da Volkswagen e Livelo, desenvolvida pela AlmapBBDO São Paulo, conquistou um Leão de Bronze na categoria Direct Lions no Cannes Lions 2024. Esta iniciativa inovadora visa o setor crucial de transporte rodoviário no Brasil, onde os motoristas enfrentam longas jornadas e privação de sono. Utilizando smartwatches e um sistema de pontos, o Trucker Napp incentiva o sono de qualidade entre os motoristas, recompensando-os com pontos Livelo que podem ser trocados por diversos benefícios. Além de promover a segurança rodoviária, a campanha fortalece o apoio comunitário e a fidelidade dentro da indústria de transporte, abordando desafios socioeconômicos únicos. Para mais detalhes, confira a história completa no Creative B2B no Cannes Lions, onde a campanha conquistou seu Leão de Bronze. Confira vídeo:
O Marcas pelo Mundo no Cannes Lions tem o patrocínio de Artplan, B&Partners.co, Lew’Lara\TBWA, Vox Haus e World Creativity Festival.
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https://marcaspelomundo.com.br/categorias/coberturas-especiais/cannes/