MarcasPeloMundo_branco

Vórtx lança campanha com Daniella Cicarelli

Vórtx lança campanha com Daniella Cicarelli.

Empresa criada com o propósito de descomplicar o mercado de capitais, a Vórtx lança nesta semana o seu segundo grande movimento de comunicação. Após o lançamento da campanha de rebranding no ano passado, a fintech de infraestrutura para o mercado de capitais, que contabiliza mais de meio trilhão de ativos em sua plataforma, veicula, a partir de 22 de fevereiro, a campanha Consulta Formal 4.0, estrelada pela apresentadora, atleta e investidora Daniella Cicarelli. Com duração de 3 meses, a campanha inclui filme para pay TV (GloboNews), mídia on-line (LinkedIn, Instagram, YouTube) e influenciadores.

 Como explica Juliano Cornacchia, CEO da Vórtx, a Consulta Formal 4.0 visa sanar uma das grandes dores da indútria de fundos: “A realidade é que para poder avançar em algumas decisões, o gestor de fundos precisa obter a aprovação dos cotistas, que acontece por meio de Assembleias Gerais e as chamadas Consultas Formais. Essa comunicação com os cotistas, inicialmente, acontecia apenas por meio de cartas, evoluindo para o e-mail e, mais recentemente, via aplicativos em algumas casas. Em alguns casos, dada a complexidade do procedimentos, a quantidade de cotistas, como em fundos imobiliários, e a falta de conhecimento dos investidores, os fundos não conseguem o quórum necessário para as aprovações.  Agora, todos os fundos que possuem a Vórtx como administradora podem oferecer aos seus cotistas a oportunidade de responder a Consultas Formais por meio do WhatsApp. Esse novo canal aberto entre o gestor e o investidor simplifica muito a vida de ambos. E tem mais coisa no forno por aqui, depois da consulta formal vamos abrir outras frentes de comunicação via Whatsapp para o mercado, simplificando ainda mais a vida de quem investe e de quem gere o investimento”.

Rodrigo Cerveira, CMO da Vórtx, destaca: “a campanha contribui para o nosso posicionamento de vetor de transformação e inovação do mercado de capitais, e ainda com nosso propósito de descomplicar, em um formato inusitado que traz humor para o segmento com um storytelling diferente do comum. Além disso, ter a Daniella cria uma identificação com o investidor que assim como ela, vive recebendo comunicados e, poucas vezes, de fato interage com o fundo do qual é cotista. Queremos provocar uma mudança positiva de comportamento no investidor, contribuindo para que ele tenha mais ciência das decisões sobre seus investimentos e com isso trazer mais resultados para o gestor”. 

A escolha de Cicarelli não foi por acaso, ela mesma é, de fato, uma investidora do mercado de capitais: “quando tomei contato com o propósito da Vórtx como um todo e com a proposta da Consulta Formal 4.0, identifiquei-me na hora. Eu, como investidora, vivo recebendo correspondências e raramente participo das decisões por conta da complexidade. Agora, pelo Whatsapp, eu mesma serei muito mais ativa”, diz Cicarelli.

 Cerveira ainda acrescenta que a campanha inclui presença nas redes sociais da modelo assim como uma ação com influenciadores, como o  Faria Lima Elevator, conhecido do público nas redes sociais pela maneira bem-humorada que aborda o universo financeiro, utilizando memes e assumindo a persona de um “Faria Limer”. “Nosso objetivo é contribuir ativiamente para um mudança no comportamento do investidor brasileiro, e isso significa chegar onde ele está, inclusive no Instagram”, complementa o executivo.

 A Consulta Formal 4.0 funciona para qualquer tipo de fundo que tem a necessidade de realizar essa comunicação com seus cotistas, seja ele imobiliário, de ações, multimercados, entre outros. “O recurso facilita o trabalho do gestor, que passará a ter uma maior participação de seus cotistas nas decisões do fundo, e do investidor, que terá mais praticidade para votar. Enquanto os investidores votam do seu celular de qualquer lugar do globo, os gestores, por sua vez, acompanham a votação em tempo real na nossa plataforma. Ou seja, se de um lado é facilidade para o investidor, do lado gestor é controle e informação em tempo real na sua mão”, diz Cornacchia. 

“Vale destacar, ainda, que no final do ano passado, a CVM também autorizou o uso de consulta formal para operações de securitização (Resolução CVM Nº 60, de 23 de Dezembro de 2021). Embora a norma só entre em vigor em maio deste ano, nós já estamos prontos por aqui para usar a mesma sistemática nessas operações. Assim que for autorizado, os investidores desses papéis também passarão a poder votar pelo Whatsapp”, destaca o CEO.  

Assista:

Ficha Técnica:

Filme: Filme Consulta

Cliente:  VÓRTX

Produto: Consulta Formal 4.0

 

Criação: Vórtx

CMO: Rodrigo Cerveira

Criação: Felipe Halada, Liliane Hayashi

Marketing: Tiago Lousano Berti, Bruno Costa

Aprovação: Alexandre Assolini, Juliano Cornacchia, Raquel Varela, Rodrigo Cerveira

 

Produtora: LaMotta Filmes

Guilherme Paganini – Direção Executiva

Pamela Barbosa – Assistente de Direção Executiva

Mario Amadeu – Diretor de Produção

Marcos Artoni – Direção

Luana de Oliveira Silva – Assistência de Direção

Daniel Lupo – Direção de fotografia

Nibio Salatino – Produtor

Augusto Petito – Produtor de Infra

Francisco Martinez – Assistente de produção

oao Lucas Bandeira Petilo de Carvalho – Assistente Câmera

Edison da Silva – Steadicam

Tulio Barbosa Melles – Figurinista

Cristiane Moreira da Silva – Camareira

Oseias Azevedo – Som direto

Luisa Vieira Santos Silva – Diretora de Arte

Jonathan Ritter Caitano Coelho – Contra Regra

Bruna Mendonca Pires – Assistente de Arte 1

Thaisa de Facio Rodrigues – Maquiagem

Produtora de áudio: Mandril Áudio