Grupo 3corações destaca cafeicultoras no SP Coffee Festival

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

A Rituais, marca de cafés do Grupo 3corações, acaba de anunciar o lançamento do atual microlote Florada Premiada, uma edição especial composta por grãos arábica e canéfora de safras com alta pontuação. Os grãos foram cultivados por três produtoras vencedoras do concurso Florada Premiada 2025. Selecionados pelo seu perfil sensorial, os cafés buscam representar a produção da cafeicultura brasileira feita por mulheres.

O projeto chega em 2026 à sua 9ª edição, atuando como uma iniciativa voltada à valorização do trabalho feminino no setor cafeeiro. Lançado em 2018, o concurso anual registrou mais de 7.000 inscrições até o momento. Durante este período, mais de 330 toneladas de microlotes personalizados foram comercializadas pela linha Florada. Nos últimos cinco anos, o valor de R$ 1 milhão em lucros foi revertido para as cafeicultoras participantes, quantia gerada exclusivamente pela comercialização dos microlotes.

O formato do projeto é autossustentável: as produtoras podem se inscrever no concurso e a seleção baseia-se em critérios técnicos de qualidade. O processo de avaliação técnica é conduzido por Silvio Leite, Head Judge da competição e profissional atuante na área de cafés. Os grãos escolhidos são comercializados pela linha Florada, com o retorno financeiro direcionado às produtoras. Além da remuneração, o projeto atua na área de capacitação por meio do Florada Educa, realizado em parceria com a Rehagro, instituição voltada ao agronegócio. O programa disponibiliza uma plataforma com mais de 80 videoaulas gratuitas sobre colheita, pós-colheita, gestão financeira e sucessão familiar, oferecendo também viagens internacionais de capacitação técnica para as vencedoras em países produtores de café.

Em seu histórico de atuações, o projeto Florada obteve o 1º lugar na categoria da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, pelo alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e a 1ª colocação no Prêmio Whow! de Inovação (2020), como uma iniciativa de impacto em seu segmento.

“Acreditamos que o café tem o poder de conectar pessoas e contar histórias. O Florada nasceu para reconhecer e dar visibilidade às mulheres que, com talento e dedicação, ajudam a construir uma cafeicultura cada vez mais forte e diversa. Cada microlote carrega a história de quem o produziu, e é isso que torna cada xícara verdadeiramente especial”, afirma Patricia Carvalho, Líder do Projeto Florada no Grupo 3corações.

Com os microlotes atingindo a marca de 90 pontos no sistema de avaliação do segmento, os três lotes vencedores desta edição apresentam diferentes perfis sensoriais, provenientes de diversas regiões do Brasil. O café arábica de Amanda Evaristo Lacerda, avaliado com 94,33 pontos e cultivado no Caparaó Mineiro (MG), apresenta aroma floral, acidez málica e corpo sedoso, com notas de frutas vermelhas, morango, cereja, chocolate com avelã, caramelo, rapadura e mel. Já o microlote arábica de Ângela Maria da Costa Oliveira, com 91,43 pontos e produzido nas Matas de Minas (MG), contém aroma floral, acidez cítrica e perfil caramelizado, com notas de frutas amarelas, calda de abacaxi, melaço e açúcar mascavo. Completando a seleção, o café canéfora de Ângela Maria Coutinho Pessoa, com 90,80 pontos e cultivado nas Matas de Rondônia (RO), combina aroma floral e acidez cítrica, com notas de frutas vermelhas, cereja, avelã, cacau, guaraná e cappuccino.

O microlote Florada será apresentado ao público no São Paulo Coffee Festival, evento que ocorre entre os dias 26 e 28 de junho, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. No espaço da Rituais, os visitantes poderão experimentar os cafés das três vencedoras preparados em diferentes métodos e acompanhar a programação, que inclui a palestra “Empreendedorismo feminino no universo do café”, ministrada por Patricia Carvalho. A marca também participará do espaço A Cozinha no sábado, 27 de junho, das 13h45 às 14h30. Na ocasião, o chef Felipe Caputo preparará uma receita de Canjica de Torta de Limão, harmonizada com o café da linha.

Os microlotes possuem edição limitada, com um volume de três sacas de cada café. Os produtos estarão disponíveis para o mercado nacional por meio da plataforma Mercafé e em lojas da rede Mambo, em São Paulo, a partir do mês de julho.

Leia outras notícias: https://marcaspelomundo.com.br/categorias/anunciantes/

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp
João Gomes embala nova estratégia de marca da Copa Energia

João Gomes embala nova estratégia de marca da Copa Energia

A Copa Energia escolheu João Gomes como embaixador e adotou uma estratégia em duas etapas para revelar a parceria. Antes de associar o cantor à companhia, a música “Som da Energia” chegou ao público como um lançamento do artista, sem identificação da marca. Na sequência, a Copa Energia revelou sua

Após ocultar posts nas redes, Volvo revela campanha “Já Volto”

Após ocultar posts nas redes, Volvo revela campanha “Já Volto”

Uma frase usada diariamente como promessa de retorno virou o ponto de partida da nova campanha da Volvo Car Brasil. Com o conceito “Já Volto”, a montadora aborda a segurança a partir da perspectiva de quem espera alguém chegar, deslocando a conversa das tecnologias dos veículos para as relações que

McDonald’s sorteia acesso ao F1 Paddock Club e ingressos para Interlagos

McDonald’s sorteia acesso ao F1 Paddock Club e ingressos para Interlagos

O McDonald’s está usando seu programa de fidelidade para aproximar clientes de uma das principais propriedades esportivas patrocinadas pela marca. Patrocinadora oficial da Fórmula 1 MSC Cruises Grande Prêmio de São Paulo 2026 na América Latina, a rede realiza a promoção “No Pódio com Meu Méqui”, que transforma pontos resgatados

CVC quer transformar Feirão em nova data do calendário de viagens

CVC quer transformar Feirão em nova data do calendário de viagens

A CVC quer fazer do Feirão mais do que uma ação promocional concentrada em ofertas. A companhia está estruturando a iniciativa como uma plataforma proprietária de marketing e negócios, reunindo mídia, influenciadores, conteúdo e sua rede de parceiros para estimular a procura por viagens em um período tradicionalmente de menor

Barilla reforça tradição italiana com campanha sobre o ponto al dente

Barilla reforça tradição italiana com campanha sobre o ponto al dente

O ponto certo da massa está no centro da nova fase de comunicação da Barilla. Depois de explorar histórias relacionadas à comida e às relações familiares, o posicionamento global Tastes Like Family, criado em 2025, passa a abordar um dos elementos mais associados à culinária italiana: o al dente. A

Acelerado por ecommerce.CAMP/portais Portais de alta performance com IA que aprendem a cada visita,
indexados e otimizados para SEO, GEO e LLMs, em piloto automático.