O colombiano José Miguel Sokoloff é o primeiro nome a ser anunciado como homenageado no Salão de Honra do Talento Latino do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024. O profissional é um dos grandes expoentes da indústria da comunicação ibero-americana.
Criado em 2022, o Salão de Honra é um reconhecimento que tem como intuito consagrar profissionais que ao longo de suas carreiras se destacaram nessas quase três décadas do Festival. A 27ª edição do El Ojo ocorrerá entre 14 e 16 de novembro, em Buenos Aires, Argentina. “O Salão de Honra do Talento Latino é um espaço que criamos há três anos dentro do El Ojo para que possamos referenciar os líderes que fazem parte desses 27 anos de encontros, inspiração e reconhecimento e que contribuíram para a construção de uma indústria criativa latina relevante, integrada e de destaque no mundo. Além de amplamente premiado, José Miguel Sokoloff inspira, há anos, novas gerações de publicitários a alcançar os mais altos níveis de excelência”, afirma Santiago Keller Sarmiento, presidente do El Ojo de Iberoamérica.
José Miguel Sokoloff é Presidente do Conselho Criativo Mundial da MullenLowe e de outras agências da Holding IPG, e Presidente Global e Chief Creative Officer da conta da Unilever para a IPG. Ele encontra o seu ponto ideal criativo na intersecção entre arte, cultura e corrida. Como líder, não tem medo de experimentar ideias e narrativas que ultrapassem os limites da publicidade e da comunicação convencionais. Previsibilidade não é a sua praia. Em longos anos de carreira, tem viajado pelo mundo observando e absorvendo a cultura criativa enquanto orienta talentos em nível global.
Sokoloff nasceu em Medellín, mas cresceu em Bogotá, onde foi educado desde criança até formar-se em Administração de Empresas. Depois, ingressou na agência Leo Burnett como estagiário no departamento de mídia, cortando anúncios de jornais e revistas para fazer “relatórios sobre os concorrentes”. Durante todo o dia, ficava cercado de anúncios de todas as categorias. Com isso, o entusiasmo que sentia ao encontrar anúncios bem escritos, engraçados ou bem desenhados o fez sonhar ser um dos criativos que concebiam tais trabalhos, que se destacavam dos demais. Nessa época, teve a oportunidade de ser copy júnior na Leo Burnett. Quatro anos depois, foi nomeado Vice-Presidente e Diretor Geral de Criação, onde liderou a criação de campanhas icônicas para clientes como Postobón, Nacional de Chocolates, Procter & Gamble, Kimberly-Clark e Davivienda, lançando seu famoso “Lugar Errado”.
Em 1996, ao lado de Francisco Samper, Humberto Polar e Rafael Mora, criou a SokoloffSamperPolarMora, que mais tarde tornou-se a SSP3. A agência rapidamente conquistou o primeiro lugar em criatividade e foi uma das três maiores agências do mercado em menos de três anos, posição que ocupa até hoje. No El Ojo de Iberoamérica, foi reconhecida como Melhor Agência da Colômbia em 1999, prêmio que voltou a ganhar consecutivamente em 2003, 2004, 2005 e 2006. Em 2002 Sokoloff tornou-se o primeiro latino a ingressar no Conselho Criativo da Rede Lowe. E em 2011 foi nomeado presidente do Conselho Criativo Mundial da Rede Lowe and Partners (à qual pertencia a SSP3), tornando-se o primeiro colombiano a liderar a criatividade de uma rede global.
Durante 10 anos, José Miguel e equipe criaram campanhas com mensagens para incentivar a desmobilização dos integrantes das FARC – Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, conseguindo o retorno à vida civil de mais de 18 mil guerrilheiros. Sua campanha de maior sucesso em premiações foi ‘Ríos de Luz’, convidando cidadãos à desmobilização por meio de mensagens dentro de bolas luminosas enviadas ao outro lado de um rio. A campanha foi premiada com o Gran Ojo Via Pública 2012, que também marcou por ser a continuação da ‘Operación Navidad’, vencedora do Gran Ojo Directo 2011. A esses dois GPs, somou-se o Gran Ojo Directo 2018 em ‘Mi Línea’, para o Ministério de Tecnologias da Informação e Comunicações / Google Colômbia. A campanha foi reconhecida com o GP de Inovação no Cannes Lions naquele mesmo ano, o primeiro da América Latina.
Seu trabalho sem precedentes para o Ministério da Defesa da Colômbia colaborou para colocar fim a décadas de conflito e a estabelecer o mercado criativo como padrão antes mesmo de se tornar tendência. Com ‘Ríos de luz’, ganhou também o Lápis Preto da Década, reconhecido como a melhor campanha daquela década pelo Festival D&AD. Ainda pelo El Ojo, como conferencista, apresentou “A publicidade já mudou sua vida, agora você muda para alguém”, em 2011. Na edição 2020 do El Ojo, que foi realizada virtualmente, apresentou “Publicidade em tempos de Covid”.
Liderou inúmeros júris do setor, entre eles foi presidente do júri do El Ojo Rádio em 2011, participou como júri do Titanium Lions, em Cannes, em 2013, presidiu o júri da categoria Outdoor no Cannes Lions 2014 e a categoria Rádio e Áudio no Cannes Lions 2019, além de ter sido presidente do El Ojo Via Pública em 2017 e 2019. Sokoloff também transcendeu as fronteiras regionais e atraiu atenção mundial. Foi conferencista no TED Global e apareceu em programas como ’60 Minutes’, da CBS e ‘This American Life’, da NPR. Na LatinSpots foi capa da 149ª edição, com uma entrevista aprofundada na qual revelou sua visão criativa e empresarial incomparável. José Miguel Sokoloff sabe e repete isso continuamente: “A criatividade é a ferramenta mais poderosa para impulsionar a mudança”.
Além da celebração como membro do Salão de Honra do Talento Latino 2024, José Miguel participará como conferencista da 27ª edição do Festival El Ojo de Iberoamérica. Nos anos anteriores, os homenageados no Salão de Honra do El Ojo foram Marcello Serpa e Agulla & Baccetti (2022), e Toni Segarra e Ana María Olabuenaga (2023). O segundo homenageado de 2024 será divulgado em breve.
Leia mais notícias: