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Interbrand divulga ranking das marcas mais valiosas do mundo

A Interbrand lançou nesta quinta-feira, dia 3 de novembro, o Best Global Brands, com o ranking das marcas mais valiosas do Mundo.

A Interbrand lançou nesta quinta-feira, dia 3 de novembro, o Best Global Brands, com o ranking das marcas mais valiosas do Mundo, durante o Web Summit 2022. A Apple mantém a posição número 1 pelo 10º ano consecutivo, enquanto a Microsoft subiu para o segundo lugar, ultrapassando a Amazon.

Microsoft, Tesla e Chanel tiveram o maior crescimento percentual ano a ano, todas aumentando o seu valor da marca em 32%. Apesar do crescimento contínuo da Tesla, ela não conseguiu replicar o aumento de 184% no valor da marca que viu em 2021. Airbnb, Red Bull e a marca de tecnologia chinesa, Xiaomi, são os novos participantes para 2022, com Uber, Zoom e a fabricante de máquinas agrícolas, John Deere, todos saindo do top 100.

As marcas de tecnologia continuam a dominar o ranking da Interbrand, compondo as cinco principais marcas da tabela. Com um aumento de 18% no valor da marca, a Apple (US$ 482,2 bilhões) permaneceu no topo da tabela. Ela é seguida pela Microsoft (US$ 278,2 bilhões), que ultrapassou a Amazon (US$ 274,8 bilhões) para ser a número dois no ranking. O Google (US$ 251,7 bilhões) manteve seu quarto lugar. O restante das 10 maiores empresas são: Samsung nº 5 (US$ 87,6 bilhões), Toyota nº 6 (US$ 59,7 bilhões), Coca-Cola nº 7 (US$ 57,5 bilhões), Mercedes-Benz nº 8 (US$ 56,1 bilhões), Disney nº 9 (US$ 50,3 bilhões) e Nike nº 10 (US$ 50,2 bilhões) pela primeira vez. As 10 principais marcas representam 53% do valor total de toda a tabela

O valor geral do ranking divulgado pela Interbrand atingiu o patamar de US$3 trilhões – um aumento de 16% em relação a 2021 (US$ 2,6 bilhões), maior taxa de crescimento até hoje. Um aumento de 16% no valor geral das ranqueadas demonstra a crescente contribuição que a marca de uma empresa tem para impulsionar seu sucesso econômico. Embora os mercados financeiros tenham mostrado oscilações significativas nos últimos anos, o valor das marcas mais fortes do mundo aumentou constantemente, impulsionando a escolha e fidelidade do cliente.

Os aumentos mais rápidos em 2022 (em termos de variação percentual do valor da marca, ano a ano) superaram significativamente as marcas em queda rápida em três fatores de força da marca – direção, agilidade e participação. Direção – essas marcas definem uma direção clara, garantindo que toda a organização saiba para onde está indo, trabalhando em uma mesma ambição; Agilidade – tendo feito isso, eles se movem rapidamente, trazendo novos produtos e serviços ao mercado e, quando necessário, transitam para outras direções para atender às necessidades dos clientes em constante mudança; Participação – por último, trazem pessoas para essa jornada, fazendo com que elas façam parte do movimento de criar uma marca envolvente e relevante.

Chris Capossela, vice-presidente executivo e CMO da Microsoft disse: “Na Microsoft, acreditamos que a tecnologia pode ajudar a capacitar cada pessoa e cada organização do planeta a alcançar mais. Enquanto continuamos a ajudar os clientes a se transformarem digitalmente e alavancamos a nossa tecnologia para fazer mais com menos, estamos entusiasmados em crescer com nosso público para além das restrições de marca como uma parte verdadeiramente valiosa de suas vidas”.

Já Gonzalo Brujó, CEO global da Interbrand, declarou: “À medida que atravessamos este período de incerteza econômica, as marcas mais bem-sucedidas continuarão a fazer conexões cada vez mais fortes com os consumidores. Não é mais suficiente ter uma oferta de negócios e marca estática. Marcas de sucesso sabem como aproveitar novas tecnologias para criar experiências aprimoradas para os consumidores e se tornar uma parte verdadeiramente integrada de suas vidas. As 100 Marcas mais Valiosas do Mundo ultrapassaram a marca de US$ 3 trilhões pela primeira vez, mas ainda há espaço para mais crescimento tanto das 10 maiores quanto das novas participantes. As 10 principais marcas desafiam as regras. Eles constroem relacionamentos excepcionalmente fortes com seus clientes, o que lhes permite estender o patrimônio de sua marca além dos produtos, setores ou silos tradicionais. Eles se destacam em termos de liderança, capacitação e mudança – e com isso vem o valor”.

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