MarcasPeloMundo_branco

WPP, Superunion e TM20 anunciam marcas mais valiosas do Brasil

Superunion, WPP, IstoÉ Dinheiro e consultoria TM20 apresentam nesta sexta-feira a edição 2022 do prêmio As Marcas Mais Valiosas do Brasil.

A Superunion, a WPP, a IstoÉ Dinheiro e a consultoria TM20 apresentaram hoje, dia 10 de junho, a edição 2022 do prêmio As Marcas Mais Valiosas do Brasil. A marcas vencedoras em suas categorias são a Nubank, Google e Mercado Livre, após análise que contou com dados do Brand Asset Valuator (BAV), ferramenta proprietária da WPP, de gerenciamento de marca e banco de dados, constituindo o maior estudo global sobre as percepções do consumidor em relação às marcas.

A análise de dados e o desenvolvimento dos rankings foi realizada pela Superunion, consultoria de marca da WPP, e pela TM20. São parceiras do projeto a Economatica, Brazil Panels, ESPM e Grey. Os resultados do estudo foram apresentados pela IstoÉ Dinheiro, em evento na ESPM, em São Paulo. Esse ranking é publicado desde 2003 pela revista IstoÉ Dinheiro e, desde seu início, Eduardo Tomiya, sócio-fundador da TM20, tem sido o coordenador técnico do estudo.

O estudo apresentou três rankings, sendo o primeiro considerando As Marcas Brasileiras Mais Fortes, com Nubank na liderança; o segundo ranking, com as Marcas Internacionais Mais Fortes presentes no Brasil, com Google no topo; e o terceiro ranking, que aponta as Marcas Brasileiras Mais Valiosas, que tem o Mercado Livre em primeiro lugar.

O CEO da Superunion Brasil, Marcelo Bicudo, explica que os critérios para a elaboração do ranking das marcas mais valiosas e mais fortes do Brasil obedecem a normas e um processo rígido de avaliação de marcas, com dois componentes muito importantes: análise financeira e análise de atributos da marca. “Muito interessante perceber como o contexto no qual vivemos os dois últimos anos, bem como a intensa digitalização dos negócios modifica a paisagem que nos acostumamos a ver das marcas mais fortes ou valiosas. Novos hábitos, novos comportamentos dos consumidores, em jornadas híbridas são, de certa forma, capturados pelo estudo que desenvolvemos”, explica o CEO da Superunion.

O primeiro estudo, que se baseou totalmente nos dados do BAV, considerou apenas marcas de origem brasileira ou que possuem uma operação predominantemente em território nacional. “O BAV é o maior e mais tradicional estudo sobre marcas no mundo, auxiliando as empresas da WPP a potencializar a criatividade com os melhores dados e insights”, explica Mariana Pagano, head de Estratégia e Dados da Grey e Líder do BAV no Brasil. Os dados do BAV para o Brasil são baseados em pesquisa de natureza qualitativa, com base em 16 mil entrevistados em 132 categorias ao longo do segundo semestre de 2021, abrangendo mais de 1600 marcas. O resultado foi o ranking das 10 marcas brasileiras mais fortes, com o Nubank em primeiro lugar.

Para Marcelo Bicudo, o ranking não traz surpresas, mas novidades como a ascensão de empresas de tecnologia como Nubank e iFood nos últimos dois anos. “São duas marcas queridas e com presença recorrente na vida dos consumidores, o que consolida suas posições”, afirma. O momento pandêmico no qual as pessoas se voltaram mais para suas casas, segundo ele, explica o crescimento de Tramontina e Brastemp, assim como a valorização do empreendedorismo, dada a crise vigente, trouxe valiosos frutos para a marca Sebrae.

– Marcas mais fortes do Brasil:

1. Nubank
2. Tramontina
3. iFood
4. O Boticário
5. Lojas Americanas
6. Magazine Luiza
7. Natura
8. Sebrae
9. Cacau show
10. Brastemp

– Marcas Globais mais Fortes no Brasil:

1. Google
2. YouTube
3. WhatsApp
4. Netflix
5. Instagram
6. Windows
7. Samsung
8. Android
9. Disney
10. Apple

– Marcas mais Valiosas do Brasil:

1. Mercado Livre – R$ 11,4 bilhões
2. Itaú – R$ 8,2 bilhões
3. Bradesco – R$ 4,2 bilhões
4. Vivo – R$ 3,7 bilhões
5. Nubank – R$ 3,6 bilhões
6. Natura – R$ 2,9 bilhões
7. Magazine – R$ 2,5 bilhões
8. Skol – R$ 1,7 bilhão
9. Petrobras – R$ 1,7 bilhão
10. Atacadão (Carrefour) – R$ 1,6 bilhão

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/agencias/superunion-assina-criacao-da-nova-marca-doterra/

https://marcaspelomundo.com.br/