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Exportações audiovisuais publicitárias crescem 50% em 2023, segundo pesquisa da ANCINE

Dados de Registro da ANCINE juntamente com um novo levantamento revelam que o setor cresceu 50% em 2023 em comparação a 2022.

As exportações da indústria audiovisual publicitária vinham se recuperando lentamente dos efeitos da pandemia nesses últimos anos. Porém, dados de Registro da ANCINE juntamente com um novo levantamento, realizado com as empresas participantes da FilmBrazil em parceria com a ApexBrasil, revelam que o setor cresceu 50% em 2023 em comparação a 2022, superando inclusive o ano de 2018 – maior registro desde 2017.

Segundo as informações das instituições, o número de projetos orçados em 2023 foi de 1036, dos quais efetivamente 495 (47,7%) foram realizados e exportados, gerando assim um total de USD 51,1 milhões em 2023, o que representa um aumento de 50% em comparação ao ano anterior. “Em 7 anos de mensuração de dados, o maior valor de exportação que tivemos foi em 2018 com USD 48,8 milhões. O ano passado representou um grande salto, ultrapassando os patamares pré-pandemia, algo que estávamos confiantes que aconteceria. E credito isso à retomada dos esforços de promoção comercial em parceria com a ApexBrasil, somado à taxa cambial favorável aos projetos internacionais e maturidade internacional das nossas produtoras. Fora isso, não podemos esquecer dos nossos talentos, temos hoje uma safra de Diretores com grande potencial. Agora, para 2024, nosso objetivo é dar continuidade a essas iniciativas para que continuemos a ter bons resultados. Inclusive, já começamos por aqui com a retomada do nosso Roadshow em Los Angeles. Esse que é um mercado extremamente estratégico para a nossa indústria, sendo o principal destino de exportação das produtoras associadas à FilmBrazil e os serviços de produção brasileiros, tanto que o levantamento de 2023 aponta que 21% de todo o volume exportado (de US$ 51,1 milhões) foi para os EUA. Além disso, já estamos visando o D&AD, em Londres, nosso 2° maior principal mercado-alvo, que respondeu por 10% do total exportado”, comenta Marianna Souza, presidente da APRO e gerente executiva da FilmBrazil.

Os dados da pesquisa da ANCINE também mostram que as cidades que mais produziram production service (serviço de produção) em 2023 foram São Paulo com 25%, e Rio de Janeiro com 16%. Já os países que mais importaram projetos brasileiros foram: EUA (21%), seguido do Reino Unido (10%). Na sequência, temos Argentina e Espanha (ambas com 6%).

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