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Locus reorganiza operação para liderar processos de transformação digital

Locus passa se posicionar como uma fábrica de transformação digital, com expertise para entrega de produtos e serviços digitais. 

A Locus, companhia com mais de dez anos de experiência em desenvolvimento de projetos de tecnologia, passa a se posicionar como uma fábrica de transformação digital após a chegada de novos sócios, contando agora com expertise para entrega de produtos e serviços digitais de ponta a ponta. A iniciativa reúne estrutura e skills para atuar desde o diagnóstico de necessidades e oportunidades até a execução, passando por áreas estratégicas como dados, marketing e inovação.

O novo foco de mercado se aplica após aportes financeiros e a renovação da estrutura de liderança da empresa. Com isso, juntam-se ao fundador e CTO (Chief Technology Officer) Bruno Rodrigues nomes como dos agora co-CEOs Thiago Paes, atuando também como CSO (Chief Strategy Officer); e Dante Calligaris, acumulando a função de CPO (Chief Product Officer), que trazem em seus currículos passagens por uma série de startups, sendo ainda co-fundadores da consultoria Gauge, empresa pioneira em user experience, social analytics e transformação digital. Junto a eles, atua como COO (Chief Operating Officer) Rafael Mota, ex-diretor Global da AB-Inbev, responsável pela implementação da operação de martech da companhia no mundo todo, liderando um time de mais de 300 pessoas.

“A chegada de Dante focando na experiência do usuário e do Thiago direcionando a estratégia, dois profissionais que são referência em suas áreas no mercado, deu início à pivotagem da Locus com base na transformação digital. Já a vinda do Rafael, com a experiência de implementação de uma nova era na AB-Inbev, vem sendo fundamental para estruturar todas as ofertas complementares de dados, martech e performance”, explica Bruno Rodrigues. Tudo isso junto ao aporte financeiro que garantiu à operação os recursos necessários para a reestruturação da equipe, visando o novo momento da empresa e sua nova oferta de serviços.

Para garantir a expertise da entrega de ponta a ponta, a Locus anuncia ainda a chegada de Carlos Pitchu como primeiro membro do board. Um dos principais líderes do marketing no Brasil, o executivo respondeu até 2023 como vice-presidente de comunicação, mídia e conteúdo da Natura, tendo vasta experiência como CEO de agências da Omnicom. “O Pitchu tem uma valiosa experiência de anos tanto como cliente quanto como agência. A vinda dele para nosso board faz parte de um movimento estratégico focado em um relacionamento de alto nível com o mercado de marketing e comunicação, além de estruturação das ofertas para esse segmento. Somos uma empresa de transformação digital com capacidade de suportar a disrupção do serviço ou produto do cliente, com um modo de trabalho customizado e aderente à cultura de cada um de nossos parceiros”, explica Thiago Paes.

Somada à área de consultoria e diagnóstico, com suporte de dados, pesquisas de comportamento de usuários e design, as práticas de performance e growth serão ofertadas como possíveis soluções de acordo com os desafios, dores e oportunidades identificados em cada cliente. Esse escopo permite a criação de produtos digitais ou de dados, organização de ferramentas de marketing, tecnologias para a entrega das campanhas ou mesmo consultoria para ajudar as agências a terem um olhar externo – sempre com o objetivo de garantir que a comunicação tenha conversão nos canais digitais e traga resultados efetivos e mensuráveis de negócios. “Me envolvi com a Locus por entender que o modelo deles está em consonância com as transformações que as marcas tanto exigem dos fornecedores nesse setor. Dentro da Locus há uma oferta e estrutura de data flow que consolida KPIs e os torna mais acessíveis aos stakeholders. Também operamos estruturas de martech, com otimização de mensagens, performance e conversão – um grande diferencial de mercado com a visão de ponta a ponta, que não encontrei nos últimos anos em que atuei como cliente”, explica Pitchu.

O principal diferencial da Locus está exatamente na união entre a capacidade de entendimento e resolução de problemas complexos das consultorias com a capacidade de aterrizá-las para a execução e gerenciamento das soluções trazidas pelo diagnóstico traçado. “Não paramos na recomendação. Nosso valor está em criar uma parceria e participar da execução, com metas compartilhadas com nossos clientes. Temos metodologia e processos para montar squads híbridos, com pessoas da Locus e dos clientes unidos para realizar os projetos e operações de produtos, dados, martech e performance. Tudo para entregar o que as pessoas precisam, sejam elas nossos clientes ou o usuário final”, explica Paes, que reforça ainda que existe, na operação, um modelo efetivo de cooperação com as agências de publicidade, uma vez que a empresa não entra na seara de planejamento e criação de campanhas.

A Locus tem sede no Recife, onde consegue captar talentos no ambiente do Porto Digital; e atuação nacional, com times no Sudeste focados em novos negócios e áreas técnicas como estratégia, design, data analytics, martech, performance e growth. No último semestre, saltou de 70 para 90 pessoas – e a perspectiva é de ao menos dobrar de tamanho em 2024, mesmo com o cenário ainda instável na economia. No primeiro bimestre de 2024, a empresa reportou crescimento de 186% frente ao mesmo período de 2023. Entre alguns dos principais clientes atuais estão Havaianas, Ipiranga, Warren, Grupo Cornélio Brennand (GCB), Linx (verticais como Farma, Postos, Food & Retail) e Stone (TEF, QR e demais meios de pagamento). Todos já se encaixam no novo modelo de negócio.

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