APRO+SOM protocola PL que estabelece limite de 15 dias para pagamento às produtoras do setor criativo

De “Pague em 30” para “Pague em 15”: APRO+SOM protocola PL que estabelece limite de 15 dias para pagamento às produtoras do setor criativo
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

Inicialmente nomeada como “Pague em 30”, a proposta formulada pela APRO+SOM evolui e ganha novo escopo com o protocolo do Projeto de Lei nº 1776/2025, agora denominado “Pague em 15”. O texto estabelece o prazo máximo de 15 dias corridos para o pagamento de contratos de até R$ 200 mil firmados com empresas do setor criativo, podendo, em caráter excepcional e mediante negociação, ser estendido para até 30 dias.

A medida foi oficialmente protocolada na Câmara dos Deputados com relatoria da deputada Érika Kokay, que acolheu a iniciativa após uma série de reuniões técnicas e institucionais. “O projeto é fruto de um processo de articulação parlamentar iniciado em 2024, conduzido pela APRO+SOM com o objetivo de enfrentar os impactos negativos dos longos prazos de pagamento, que comprometem a sustentabilidade econômica do setor de áudio’’, explica Bia Ambrogi, presidente da associação. Após a aprovação da deputada Kokay, o texto passou por análise da Consultoria Legislativa da Câmara e incorporou contribuições relevantes — entre elas, da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, que propôs a inclusão expressa de contratos com órgãos e entidades da administração pública, a fim de evitar atrasos recorrentes em pagamentos de projetos culturais encomendados por prefeituras, que chegam a ultrapassar um ano.

Outro ponto de destaque foi a redução do prazo originalmente proposto de 30 para 15 dias corridos nos contratos de menor porte. A alteração foi sugerida pela própria relatora, com o objetivo de garantir maior agilidade nos repasses e minimizar os riscos operacionais e financeiros enfrentados pelos microempreendedores individuais, microempresas ou empresas de pequeno porte da indústria criativa. A proposta surge em resposta a um contexto de desequilíbrio nas relações comerciais do mercado criativo. Desde 2012, com o fortalecimento das áreas de procurement nas empresas contratantes, produtoras de som e conteúdo vêm enfrentando condições cada vez mais restritivas, com prazos que frequentemente ultrapassam 90 ou até 120 dias. Esse cenário não apenas compromete o funcionamento das empresas como também inviabiliza o fluxo criativo, estimula a concentração de mercado e fragiliza a diversidade e a inovação.

A APRO+SOM reforça que esse problema não é novo, mas se agravou quando as empresas passaram a priorizar apenas a redução de custos e resultados rápidos, deixando de lado a qualidade do trabalho e a saúde da produção criativa. Como agravante, os prazos de pagamento aumentaram cerca de 20% nos últimos cinco anos, pressionando as produtoras a concentrarem esforços em gestão financeira, em vez de criação. Muitas acabam recorrendo a financiamentos para arcar com a produção das obras publicitárias, num ciclo insustentável.

“É essencial que a produção criativa deixe de ser tratada como um custo acessório e passe a ser reconhecida como um investimento estratégico para as marcas; um elemento vital na construção de valor, reputação e conexão com a audiência. O PL 1776/2025 representa, portanto, um avanço concreto na defesa de práticas comerciais mais justas e transparentes, além de contribuir para a valorização do trabalho criativo como parte central da economia da cultura e da comunicação.”, conclui Bia Ambrogi.

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/produtoras/aprosom-reforca-a-pl-que-protege-direitos-autorais-e-a-identidade-cultural/

https://marcaspelomundo.com.br/

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp
BIS vira sorvete em parceria com a Froneri

BIS vira sorvete em parceria com a Froneri

Quem disse que BIS precisa ficar só na caixa de chocolates? Um dos wafers mais conhecidos dos brasileiros agora também pode ser encontrado no freezer. Em parceria com a Froneri Brasil, a marca da Mondelēz chega ao universo dos sorvetes com duas novidades, BIScolé e BIS Mini Bites, que levam

W3haus assina primeira campanha global de Black Friday da Getnet

W3haus assina primeira campanha global de Black Friday da Getnet

Uma mesma ideia criativa, sete países e diferentes comportamentos de consumo. A W3haus, agência cocriativa do Grupo Stefanini, assina a primeira campanha global de Black Friday da Getnet, desenvolvida para conciliar uma identidade internacional com as particularidades de cada região. Batizada de “Get+ Vendas”, a comunicação contempla Brasil, Argentina, Chile,

Acelerado pela BCX Capital and Holding Tecnologia BCX-Brain