A Light passa por um reposicionamento de marca que inclui mudanças na identidade visual, comunicação, presença digital e diferentes pontos de contato com seus públicos. Desenvolvido pela anacouto, o projeto traz a assinatura “Prontos e Energizados” e o conceito de campanha “Tá tudo Light”.
A atualização mantém o verde e a geometria modernista da identidade original, incorporando curvas mais suaves e novas tonalidades. A identidade visual da Light tem origem em um projeto criado na década de 1960 pelo designer Aloísio Magalhães e passou por atualizações ao longo dos anos.
O projeto também contempla a reorganização das submarcas, novo site, ambientação de lojas, materiais de comunicação, uniformes e identidade visual das frotas. Parte das mudanças será implementada gradualmente.
“O novo posicionamento prepara a organização para ciclos mais complexos de mercado ao alinhar propósito, performance e crescimento, o que reforça a Light como protagonista na comunicação e na geração de valor econômico e social. Nosso desafio consistiu em traduzir a relevância histórica da companhia para uma linguagem contemporânea, capaz de dialogar com diferentes públicos e projetar a marca para o futuro, preservando seu legado e ampliando sua competitividade”, afirma Ana Couto, CEO do ecossistema anacouto.
“A história do Rio de Janeiro se mistura com a história da Light. Há mais de um século, a empresa faz parte da transformação da cidade e da vida de milhões de pessoas. Este novo momento da marca representa justamente a nossa capacidade de evoluir, olhar para o futuro e nos aproximar ainda mais dos nossos clientes. Preservamos elementos que fazem parte dessa trajetória, ao mesmo tempo em que construímos uma identidade mais contemporânea, humana e conectada aos desafios de uma companhia em transformação. Mais do que uma nova marca, este movimento traduz a Light que queremos apresentar daqui para frente: preparada, próxima e energizada para os novos ciclos que temos pela frente”, afirma Giovanna Curty, diretora adjunta e de comunicação e sustentabilidade da Light.
“Tá tudo Light” vira conceito da campanha
O reposicionamento chega acompanhado da campanha “Tá tudo Light”, também desenvolvida pela anacouto. A comunicação retrata situações em que a energia está presente no cotidiano, de corridas noturnas em ruas iluminadas e shows ao funcionamento de data centers.
O projeto inclui ainda um novo jingle e a atualização do tom de voz utilizado nos diferentes canais da companhia, incluindo a Lia, assistente virtual da Light.
A campanha será veiculada nos 31 municípios do Rio de Janeiro atendidos pela concessionária, com presença em jornais impressos, rádio, OOH, redes sociais, Spotify e mídia display. A veiculação terá duração de dois meses, com reforços de comunicação previstos até o final do ano.
Submarcas também passam por reorganização
A nova arquitetura reúne Light Geração, Light Soluções, Light Distribuição e Light Comercialização. Nas iniciativas corporativas estão Instituto Light e Academia Light, enquanto projetos e parcerias incluem Light Recicla e Museu Light da Energia.
O reposicionamento também contempla a comunicação com diferentes públicos da companhia, entre consumidores, colaboradores, investidores, prefeituras, eletricistas e empresários.
Leia outras notícias: https://marcaspelomundo.com.br/categorias/anunciantes/